Quais são as disciplinas de maior peso no Exame de Ordem?

A preparação para o Exame de Ordem exige dedicação, planejamento e disciplina. Mas, além disso, uma ótima estratégia a ser adotada pelo aluno que estuda para a OAB é conhecer as matérias de maior peso do Exame.

Ao se deparar com a vasta quantidade de conteúdos da prova, muitos alunos se desesperam, sentem-se incapazes, pensam que não terão tempo e cogitam não estarem no melhor momento para prestar o Exame. Mas, e se lhe dissermos que é possível se preparar de forma satisfatória para a prova mesmo quando você não se considera no melhor momento para prestar o Exame, não se sente preparado ou não possui tempo hábil para esgotar todos os conteúdos?

Por que é importante conhecer as matérias de maior peso?

Conhecer as matérias de maior peso no Exame é importante para que você entenda o que deve priorizar em seus estudos. A primeira fase do Exame conta com um número alto de matérias que são cobradas de forma desproporcional na prova. Há um histórico de cobrança maior de determinados conteúdos, como o Código de Ética e Disciplina da OAB.

Por outro lado, percebe-se uma incidência baixa na cobrança de conteúdos relacionados a outras matérias como Filosofia, por exemplo. É de extrema importância que o aluno considere isso em seus estudos, devendo priorizar as matérias que contabilizam mais pontos na prova, em detrimento das que possuem possibilidade menor de pontuar.

O que é preciso fazer para obter aprovação na primeira fase do Exame

Para ser aprovado na primeira fase, o aluno precisa atingir uma pontuação mínima, devendo acertar pelo menos 50% das questões da prova.

A prova conta com 17 disciplinas e a matéria de Ética, citada anteriormente, corresponde, sozinha, a cerca de 10% da prova. Além disso, possui conteúdo relativamente menor, se comparada a outras matérias. Essa é uma disciplina que precisa de muita atenção por parte dos alunos. É proibido negligenciar os conteúdos de Ética, pessoal!

Abaixo, você confere a relação da quantidade de questões geralmente cobrada nas provas e suas respectivas disciplinas. Vamos lá?

Disciplina - Número de questões

Ética Profissional - 8

Filosofia do Direito - 2

Direito Constitucional - 7

Direitos Humanos - 2

Direito Internacional - 2

Direito Tributário - 5

Direito Administrativo - 6

Direito Ambiental - 2

Direito Civil - 7

ECA - 2

CDC - 2

Direito Empresarial - 5

Processo Civil - 7

Direito Penal - 6

Processo Penal - 6  

Direito do Trabalho - 6

PROCESSO do Trabalho - 5

Deve fazer parte da estratégia de estudos do aluno dar maior atenção às matérias de maior peso e com quantidade menor de conteúdo, haja vista a quantidade matérias ser grande.

Por Supremo Concursos

Fonte: supremotv.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima