Cármen Lúcia absolve casal em situação de rua que furtou supermercado

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a absolvição de um casal em situação de rua em Joinville (SC), condenado a uma pena de 4 meses de reclusão e ao pagamento de multa, por tentativa de furto qualificado de produtos de um supermercado. Os itens somavam R$ 155,88. A magistrada aplicou o princípio da insignificância.

Os dois tentaram levar um conjunto de roupa infantil, um creme facial, um shampoo, um sabonete em gel, um pacote de macarrão, um pedaço de bacon e um par de chinelos de borracha. Contudo, os produtos foram restituídos ao estabelecimento depois que câmeras de vídeo flagraram a ação do casal.

No Superior Tribunal de Justiça (STJ), o habeas corpus havia sido negado, sob o argumento de que o concurso de pessoas demonstraria maior reprovabilidade da conduta e afastaria a aplicação do princípio da insignificância.

Na decisão, a ministra Cármen Lúcia lembrou que o STF fixou vetores para a aplicação desse princípio: a mínima ofensividade da conduta, a ausência de periculosidade social da ação, o reduzidíssimo grau de reprovabilidade do comportamento e a inexpressividade da lesão jurídica provocada.

No caso dos autos, ela verificou que os fatos envolveram pessoas em inquestionável situação de vulnerabilidade econômica e social, o que atesta o reduzido o grau de reprovabilidade da conduta.

“Também é inexpressiva a lesão jurídica, pois a vítima é pessoa jurídica que dispõe de aparato para inibir furtos e roubos, e os itens foram devolvidos em decorrência das medidas de precaução”, disse.

A ministra também citou precedentes da 2ª Turma no sentido de que o concurso de pessoas no crime de furto, isoladamente considerado, não afasta o reconhecimento da atipicidade material da conduta, que deve ser aferida em cada caso.

Fonte: metropoles.com

1/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Carmen" is a renowned opera composed by Georges Bizet, first premiered in 1875. The opera tells the story of Carmen, a passionate and free-spirited woman, and the tragic love affair between her and the soldier Don José. Carmen's captivating music and compelling narrative have made it a classic in the operatic repertoire.
    virginia uncontested divorce
    virginia personal injury settlements
    uncontested divorce in va
    uncontested divorce in virginia
    virginia statute of limitations personal injury






    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima