Por cela especial, ex-vereador preso tenta manter carteira da OAB

Enquanto Robson Leiria Martins cumpre a pena de 8 anos e 6 meses em regime fechado, sua defesa – feita pelo advogado José Roberto Rodrigues da Rosa – batalha para manter a carteira de advogado do ex-vereador junto à OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul). É a profissão que garante sua permanência no Presídio Militar de Campo Grande, em cela especial.

Martins foi condenado por extorsão contra o então vereador Alceu Bueno, durante as investigações por exploração sexual de adolescentes envolvendo o político em 2015. Apesar de não estar ligado ao escândalo sexual, foi julgado e sentenciado pela 7ª Vara Criminal de Campo Grande.

O mandado de prisão cumprido ontem estava em aberto desde novembro do ano passado, quando a condenação foi publicada no Diário Oficial da Justiça. Rosa explicou que após o trânsito julgado, a defesa pediu revisão criminal e com isso conseguiu que o ex-vereador começasse a cumprir a pena no regime semiaberto, ao invés do fechado. Ele, no entanto, não quis se apresentar.

Robson foi considerado foragido durante todo o período de revisão criminal, que não foi aceita. Com isso a decisão que beneficiou o ex-vereador com a progressão de regime foi desconsiderada e o mandado de prisão voltou a valer. Por isso acabou preso nesta terça-feira (18) nas ações da Operação Araceli.

Enquanto Robson Martins cumpre a pena no regime fechado, seu advogado se prepara para defender o cliente em processo de exclusão na OAB. A principal preocupação é que sem a condição de advogado o ex-vereador seja enviado para um presídio comum e exposto a risco de vida nas celas com os demais presos.

Hoje, a profissão é o que mantém Robson nas celas especiais do Presídio Militar de Campo Grande. Quanto à condenação por extorsão, o advogado garante que entrará com recurso nas instâncias superiores, no sistema de recurso especial.

Cronologia - O ex-vereador foi preso por envolvimento em crime de exploração sexual em 2003, quando ainda exercia mandato de vereador, foi denunciado por exploração sexual infantil e renunciou. O caso teve grande repercussão na época por envolver, além do vereador, o parlamentar César Disney, já falecido, e o ex-atleta Zequinha Barbosa, medalhista olímpico, que hoje vive nos Estados Unidos.

Em 2015, data das acusações de extorsão, Robson disse em entrevista que foi vítima de uma trama do ex-vereador Alceu Bueno e de “forças ocultas”. Alceu foi morto em setembro de 2016.

O corpo dele foi encontrado no Jardim Veraneio, próximo ao Parque dos Poderes. O veículo do ex-vereador foi encontrado completamente queimado em Ponta Porã.

Por Geisy Garnes e Jhefferson Gamarra

Fonte: Campo Grande News 

1/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Well, I have recently read a blog on a website about this on a website that offer help in assignments to students of United Kingdom. By reading this biased story, I can not simply come to any final conclusion right now, therefore I have hired and academic expert who can study the whole case, and can help me writing an essay on it

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima