Concurso PF: MPF entra com Ação Civil por adiamento das provas

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com ação pública pedindo o adiamento das provas do concurso PF. Além disso, a Defensoria Pública da União (DPU) deve se pronunciar com mesma posição nos próximos dias.

Entre os fatores citados pelo MPF, há a preocupação com a aplicação das provas do concurso PF após imagens preocupantes da realização das provas do concurso da Polícia Rodoviária Federal.

O órgão pediu mais informações ao Cebraspe sobre o que ocorreu, inclusive sobre outros aspectos polêmicos que foram denunciados – como a troca da língua estrangeira escolhida.

O MPF também pediu que o Cebraspe se pronunciasse sobre as medidas de seguranças sanitárias tomadas durante o concurso da PRF e para justificar a efetividade de tais medidas. Lembrando que há uma ação pedindo a anulação das provas do concurso PRF, que pode ser afetada pela decisão da Ação Civil Pública.

Leia o trecho da peça processual do MPF pedindo esclarecimentos (leia a peça na íntegra):

“Que a CEBRASPE seja intimada a explicitar quais foram as medidas de segurança sanitária adotadas por ocasião da primeira fase do concurso para provimento de vagas na Polícia Rodoviária Federal, bem como a justificar a efetividade de tais medidas frente a vasta documentação probatória, apresentadas nestes autos, de violação às medidas de distanciamento social, e de aglomeração de candidatos potencialmente infectados em um mesmo ambiente”

Além disso, órgão declarou que recebeu mais de 3 mil representações em relação às provas da PRF aplicadas. A ação é assinada pelo Procurador da República Oscar Costa Filho, que tem forte experiência no assunto.

Com isso, a Ação Civil Pública do MPF deve ser juntada à ação civil já ajuizada inicialmente pedindo a suspensão das provas do concurso PF. E, caso a DPU também entre, a ação também será juntada.

Um ponto muito importante com a participação do MPF na ação judicial é de que o órgão poderá fazer a contra-cautela e levar a ação judicial para apreciação do Supremo Tribunal Federal (STF).

Fonte: direcaoconcursos.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima