Em aula de português, professora cita “viadagem” como exemplo de erro

Uma professora causou polêmica e está sendo acusada de homofobia após usar o termo “viadagem” durante uma videoaula de português como indicativo de erro ou de postura inadequada.

O caso aconteceu durante a aula na quarta-feira (16/6). A professora Janaina Arruda utiliza a palavra, considerada homofóbica, para dar um exemplo sobre separação silábica. A docente atua no curso preparatório para certames públicos Estratégia Concursos.

Em outro exemplo, a professora usou durante a aula de separação silábica o termo “terapia” para indicar tratamento para “gente do mimizento”. “Precisa fazer terapia gente que se aborrece com coisa pouca”, afirmou.

Assista ao vídeo do momento:

A situação foi denunciada pelo ativista LGBT Antonio Isuperio, que considerou a aula um “desserviço social” e uma “violência”.

“Vocês não devem saber que o Brasil é o país mais perigoso para LGBTs no mundo e que são mortos de maneira cruel. E não são gays que precisam de terapia, são vocês, florzinhas. Como ter um professor que não entende nada de gente?”, escreveu em uma rede social.

A repercussão do caso se agravou ainda mais pela falta de posicionamento da instituição e da professora.

“Após o ocorrido, entramos em contato com a professora e com o curso mas não recebemos nenhum tipo de posição. Alunos chegaram a receber ameaças após denunciar o caso”, conta um estudante sem se identificar.

O outro lado

O Metrópoles entrou em contato com a professora por meio do contato disponibilizado no site da rede Estratégia Concursos, mas não obteve resposta.

A reportagem não conseguiu contato com a instituição de ensino até a mais recente atualização deste texto. O espaço continua aberto a esclarecimentos.

Homofobia em alta

As denúncias contra homofobia na internet registraram alta de 106% entre janeiro e a primeira metade de junho de 2021, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Segundo dados da ONG SaferNet, que atua no combate aos crimes virtuais, foram 2.529 denúncias de homofobia na internet desde o início de 2021. Neste mesmo intervalo em 2020, a associação havia registrado 1.226 denúncias.

Em junho é comemorado mundialmente o Mês do Orgulho LGBT. Junho foi escolhido por ser o mês em que ocorreu a Rebelião de Stonewall, no dia 28, em 1969.

Após uma invasão violenta da polícia de Nova York, ocorreu uma série de manifestações espontâneas de membros da comunidade LGBT contra a repressão.

Fonte: metropoles.com

1/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima