Filme de Luiz Gama, advogado negro que libertou escravos, ganha trailer

Via @terrabrasil | 'Doutor Gama', filme sobre o advogado abolicionista Luiz Gama, ganhou trailer nesta segunda-feira, 19, em um momento propício para uma história ocorrida no século XIX. A prévia se inicia com uma frase escrita pelo próprio Luiz Gama, e que ainda é muito atual: “Em nós, até a cor é defeito. Um vício imperdoável de origem, um estigma de um crime”.

Dirigido por Jeferson De (‘M8: Quando a Morte Socorre a Vida’), a cinebiografia, que chega aos cinemas no dia 5 de agosto, acompanha o ícone abolicionista, interpretado por César Mello, responsável por libertar cerca de 500 pessoas escravizadas.

O próprio Gama era um ex-escravo. Aos 10 anos de idade, ele foi vendido por seu pai para mercadores de pessoas escravizadas e mandado para São Paulo. Conquistando sua própria liberdade aos 18 anos, Gama aprende a ler com a ajuda de um estudante de Direito. Obteve uma provisão para advogar, pois mesmo sem ter frequentado o ensino superior, provou ter todos os conhecimentos necessários.

Sua missão era libertar e garantir o direito de pessoas em condições de escravidão - seus ‘irmãos desvalidos’, como costumava dizer - e exigir que as leis existentes no País fossem aplicadas. Ao longo de sua vida, Luiz alforriou, por vias judiciais, centenas de vítimas da escravidão.

‘Doutor Gama’ traz ainda no elenco, além de César Mello no papel principal, Teka Romualdo, Johnny Massaro, Mariana Nunes, Romeu Evaristo, Sidney Santiago, Dani Ornellas, Erom Cordeiro, Nelson Baskerville, Zezé Motta e Isabél Zuaa.

Assista ao trailer:

Fonte: terra.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima