Filha de defensor público, adolescente negra é confundida com pedinte e barrada em shopping em Fortaleza

Via @portalg1 | Uma adolescente de 16 anos foi impedida, nesta quarta-feira (22), de entrar em um shopping do Bairro Cocó, em Fortaleza, por uma segurança que pensou que a jovem fosse pedinte. O pai, defensor público, relatou o caso nas redes sociais e considerou como racismo já que a filha é negra.

"Ela [a segurança] disse que eu não podia estar pedindo dinheiro ali e eu não entendi. Eu questionei '[a padaria] está fechada? Não pode mais fazer pedido?'. Aí, ela disse 'não, não pode pedir aqui dentro', aí eu entendi o que ela estava querendo dizer", disse adolescente Mel Campos.

Adriano Leitinho, pai de Mel, acionou a Delegacia da Defesa da Criança e do Adolescente e registrou uma notícia-crime. "Minha filha foi para a Portugália [padaria] para comer. Fiquei de encontrar com ela lá. Quando ela ia entrando, a segurança a abordou dizendo que ela não poderia ficar pedindo ali no shopping”, disse o defensor.

Só depois que a jovem explicou que era cliente conseguiu entrar. "Eu falei: 'não moça, eu sou cliente, eu vim aqui comprar'. Eu tentei explicar a situação, aí ela pediu desculpas, e eu entrei", afirmou Mel.

'Eu não preciso andar com uma placa de que sou autoridade policial para ser respeitada', diz delegada que denuncia loja por racismo

Mel disse que só percebeu o episódio de racismo depois que conversou sobre o caso com uma amiga, que a alertou para o preconceito que ela sofreu e aconselhou que conversasse com o pai.

O defensor ressalta que mesmo se a garota fosse pedinte a abordagem seria discriminatória.

“A segurança tratou a minha filha como pedinte apenas por ser negra, ligando a cor à pobreza, o que é inadmissível e é racismo. Minha filha estava voltando do jiu jitsu de kimono, com sua mochila nas costas. Não estava pedindo nada a ninguém. E mesmo se estivesse não justificava a abordagem racista e discriminatória”, disse o pai.

A TV Verdes Mares entrou em contato com o Shopping Pátio Portugaleria, e a gerente do local, Lúcia Alves, reconheceu o episódio e disse que se desculpou com o pai e a adolescente.

Lúcia disse ainda que, segundo a segurança, a adolescente ficava correndo entre um posto de combustível e o shopping, por isso, achou que a menina era pedinte. Nesta quinta-feira (23), a funcionária pediu demissão, conforme informou a gerente. "Nós temos 20 anos aqui, e nunca aconteceu nada parecido. Pedimos desculpas pelo acontecimento", declarou a gerente.

A Padaria Portugália informou por meio de nota que a profissional de segurança que barrou a adolescente não faz parte do quadro do estabelecimento. "A profissional, que fica na área externa da loja, é contratada do centro comercial do qual a padaria é apenas lojista. Não temos qualquer conhecimento ou ingerência sobre a contratação e treinamento dos profissionais que atuam no centro comercial", acrescentou.

Fonte: G1 CE

2/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. SAIA DA MENSAGEM FINANCEIRA COM A AJUDA DE drbenjaminfinance@gmail.com

    Tenho estado em dificuldades financeiras nos últimos meses, sou uma mãe solteira e tenho filhos para cuidar. Meu nome é REBECCA MICHAELSON e sou de Ridley Park, Pensilvânia. Algumas semanas atrás, minha amiga me visitou e, durante nossa conversa, ela me contou sobre o DR BENJAMIN OWEN FINANCE de (drbenjaminfinance@gmail.com); que ele pode me ajudar a sair da minha situação financeira, eu nunca acreditei porque gastei muito dinheiro com diferentes credores que não fizeram outra coisa senão fugir com meu dinheiro. Ela aconselhou, eu tentei porque ela e alguns de seus colegas também foram resgatados por este credor Godsent com empréstimos para reavivar seus negócios moribundos e pagar contas. então enviei um e-mail para ele explicando tudo sobre minha situação financeira e, portanto, conduzi-me através do processo de empréstimo, que foi muito breve e fácil. Depois que meu pedido de empréstimo no valor de $178.000,00USD foi concedido, tudo que fiz foi acompanhar o processamento e ser cooperativo e hoje sou um orgulhoso empresário, compartilhando o testemunho do emprestador enviado por Deus. Você também pode entrar em contato com ele através do WhatsApp da empresa +19292227023 Email drbenjaminfinance@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Todos os agradecimentos ao Sr. Anderson por ajudar com meus lucros e tornar possível meu quinto saque. Estou aqui para compartilhar uma oportunidade incrível de mudança de vida com você. são chamadas de opções de negociação Bitcoin / Forex. é um negócio altamente lucrativo que pode render até $ 2.570 em uma semana com um investimento inicial de apenas $ 200. Sou a prova viva desta grande oportunidade de negócio. Se alguém estiver interessado em negociar em bitcoin ou qualquer criptomoeda e quiser uma negociação bem-sucedida sem perder, notifique o Sr. Anderson agora. Whatsapp: (+447883246472)
    Email: tdameritrade077@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima