Formanda de Medicina homenageia os pais agricultores segurando enxada em festa de formatura

Via @razoesparaacreditar | Foram anos de muita luta e dedicação para a estudante Nilcinádia Alves dos Anjos subir no palco para comemorar a conclusão de curso de Medicina e festejar a formatura com seus colegas.

Lá, a jovem aproveitou o momento único para homenagear os pais agricultores. Para isso, levou uma enxada, na qual empunhou diversas vezes, inclusive para tirar as fotos do álbum de formatura. Maravilhosa! 😍

Agora uma médica formada, Nilcinádia conta que sempre estudou em escolas públicas, apoiada por Nilson e Nergina, um casal de agricultores que mora no interior de Minas Gerais.

Eu gosto muito da minha história, valorizo tudo que passei e todo o apoio que recebi. Sou muito grata aos meus pais, carrego uma gratidão enorme no coração e não queria que isso ficasse só pra mim, por isso pensei na enxada, algo que representa o trabalho deles”, fala a recém-formada.

Presentes na cerimônia, Nilson e Nergina viram a filha se tornando oficialmente a primeira médica da família ao som da canção “No dia em que eu saí de casa”, de Zezé di Carmargo e Luciano.

Quando eu ouvi aquela música foi uma emoção muito grande, o coração batia forte, parecia que ia sair do peito. Ela tem uma história muito bonita e eu sinto muito orgulho”, disse o pai.

O agricultor cultiva mandioca e tira sua renda através da venda da goma da tuberosa. Foi assim que ele e a esposa sustentaram os filhos Nilcinádia e Nilciclébio.

“A educação vem em primeiro lugar, quem não tem uma base, uma estrutura, um começo, vai ter uma vida mais difícil”, destacou Nilson, que apesar do pouco estudo (fez até a terceira série), nunca mediu esforços para que os filhos pudessem estudar.

“Minha mãe conta que quando eu era bem pequenininha ela foi me levar em uma consulta e o médico adorou meu nome, falou que combinava com doutora, que eu seria médica. Ela ficou toda emocionada com essa fala e isso ficou no meu coração. Além disso, meu pai, apesar de ter um letramento básico, sabe aferir pressão e eu cresci vendo todas as pessoas vindo aqui na nossa casa para que ele fizesse isso. Meu pai tem essa vocação de cuidar, ele transmite segurança, paz. Acho que meu desejo em ser médica veio dessas duas situações.”

Rumo à aprovação em Medicina

Chegar à faculdade foi um caminho com muitos obstáculos para Nilcinádia, mas o apoio incondicional dos pais foi fundamental para que ela pudesse realizar o sonho de entrar no curso de Medicina.

Quando jovem, ela estudava na roça. “A escola ficava a alguns quilômetros da minha casa e eu ia a pé, de bicicleta ou meu pai em levava”, recorda.

“Eles passaram por dificuldades e evitam que eu soubesse para que eu não desanimasse. Passei por problemas emocionais, transtorno de ansiedade e transtorno de pânico, e eles sabiam que se chegasse até a mim a informação das dificuldades que eles passavam, talvez eu piorasse. Eles simplesmente me amaram, apoiaram e estiveram ao meu lado.”

Rotina de estudos

Depois de concluir o ensino médio, Nilcinádia se mudou para Montes Claros, no interior mineiro. Por um ano e meio ela se preparou para prestar o vestibular.

Eu só estudava, era uma dedicação exclusiva, com 10, 12 horas de estudos por dia. Não saía de casa para nada”, lembra.

Naquele tempo, a Universidade Estadual de Montes Claros, única instituição pública da região com o curso, oferecia 8 vagas por cotas para medicina. Com 19 anos, Nilcinádia conseguiu a aprovação e ficou em segundo lugar.

“Quando eu passei, tirei um peso das minhas costas. Sentia uma responsabilidade muito grande e sabia que precisava passar, até porque se eu quisesse ser médica tinha que estudar em uma instituição pública, meus pais não tinham condições de arcar com uma faculdade particular. O resultado me trouxe uma paz enorme.

A médica agora está prestes a se mudar para Santa Catarina, onde irá atuar em uma unidade básica de saúde e também em plantões. Até o momento, Nilcinádia não decidiu em qual área irá se especializar, mas reconhece que tem afinidade com psiquiatria e cirurgia.

“A gente às vezes tem sonhos que parecem impossíveis, coisa de outro mundo e que só acontece na TV, mas se lutarmos, buscarmos e corrermos atrás tudo se torna possível. Eu contei com o apoio da minha família e com a sorte, mas tive colegas que não tiveram isso e também conseguiram. O meu conselho é se esforcem, porque o que parece ser impossível se torna possível com dedicação.”

Por fim, ela menciona que o exemplo dos pais, que trabalharam arduamente para que ela pudesse realizar o sonho de se tornar médica, continuará guiando todos os seus sonhos ao longo da vida.

“Meus pais sempre me ensinaram a acolher as pessoas, a transmitir amor, a agir com humanidade e a enxergar os outros com o olhar de misericórdia. Esses princípios continuarão a guiar minha carreira como médica, meu futuro e todas as escolhas que eu fizer.”

Veja o vídeo: 

Fonte: razoesparaacreditar.com

1/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Go to web Browser and type www.hbomax.com/tvsignin in your TV and then click on the signal in choice. Enter the code screen on your TV, and choose next. Pick to sign in using a TV or cellular operator.
    hbomax.com/tvsignin

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima