Homem de 100 anos vai a julgamento por crimes nazistas

Via @portalr7 | Um homem de 100 anos que foi guarda de campo de concentração começou a ser julgado na Alemanha nesta quinta-feira (7), tornando-se a pessoa mais velha a responder por supostos crimes nazistas.

Josef S., que fez parte da divisão "Totenkopf" (cabeza de muerto) da SS, é acusado de "cumplicidade na morte" de 3.518 prisioneiros no campo de concentração de Sachsenhausen, localizado perto de Berlim, entre 1942 e 1945.

O julgamento começou na manhã desta quinta-feira em Brandenburg an der Havel, no leste da Alemanha, na presença do réu, que está em liberdade. 

Seu advogado, Stefan Waterkamp, ​​explicou que seu cliente "não se expressará" sobre os fatos alegados contra ele. “O arguido não falará, apenas dará informações sobre a sua situação pessoal”, disse.

Josef S. tinha 21 anos quando os fatos que estão sendo julgados começaram.  Ele é suspeito de ter atirado em prisioneiros soviéticos e "de ajuda e cumplicidade em mortes por gás".

Desde sua abertura em 1936 até sua libertação pelos soviéticos em 22 de abril de 1945, cerca de 200 mil prisioneiros passaram pelo campo de Sachsenhausen, principalmente oponentes políticos, judeus e homossexuais.

Dezenas de milhares deles morreram de exaustão devido ao trabalho forçado e às cruéis condições de detenção.

Gravidade tardia

Christoffel Heijer, 84, está presente no julgamento.  Seu pai era uma resistência holandesa que foi presa em 1941 pela Gestapo e baleada em maio de 1942 no campo.

“Minha mãe recebeu uma carta dele em 3 de maio de 1942, antes de ser baleado. Quando soube, dias depois, que ele havia morrido, chorou muito e todo seu cabelo ficou grisalho de repente”, recorda.

O julgamento acontece uma semana após a audiência fracassada contra Irmgard Furchner, 96, ex-secretária de outro campo de concentração nazista.

Sua primeira audiência teve de ser adiada para 19 de outubro, depois que a idosa tentou fugir no dia em que o julgamento começou.

Nos últimos 10 anos, a Alemanha julgou e condenou quatro ex-membros da SS, estendendo a acusação de cumplicidade com assassinato aos guardas de campos de concentração e outros executores de ordens nazistas, para ilustrar a severidade de sua justiça, considerada tardia para as vítimas.

Josef S. “não é acusado de disparar contra alguém em particular, mas de ter contribuído para estes atos através do seu serviço de guarda e de ter tido conhecimento de que estes homicídios se desenrolavam no campo”, explicou a porta-voz da procuradoria de Neuruppin, Iris le Claire.

Memória

O acusado pode pegar no mínimo três anos de prisão, mas sua sentença seria simbólica, dada sua idade avançada.

Em agosto, um médico o declarou apto a comparecer, com a condição de que as 22 audiências marcadas até janeiro fossem limitadas a no máximo duas horas.

"Ele está bem e não mostra nenhum sinal de demência incipiente. Pode-se dizer que ele é mental e espiritualmente muito saudável", disse à AFP Thomas Walther, advogado de 11 das 16 partes civis neste processo, incluindo sete sobreviventes.

Para Stephanie Bohra, pesquisadora do museu Topografia do Terror de Berlim, dedicado aos crimes nazistas, "esses processos são particularmente importantes para os sobreviventes e seus descendentes. Eles querem que a justiça seja feita e os crimes resolvidos".

Outros historiadores e especialistas destacam que se trata de provas em que o essencial é resgatar a memória. "Trata-se de confirmar que uma Alemanha unificada está determinada a ir ao fundo do passado nazista, em um contexto em que, desde o início dos anos 2000, a memória do genocídio dos judeus foi colocada no centro da identidade nacional". 

Em julho de 2020, um tribunal sentenciou um ex-guarda do campo de Stutthof, Bruno Dey, 93, a dois anos de prisão suspensa. Oito outros casos de ex-membros da SS são avaliados por diferentes promotores alemães. 

Fonte: noticias.r7.com

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima