Honorários de sucumbência são inconstitucionais, diz juiz em decisão

Via @jurinews | Para o juiz de Direito Dario Gayoso Júnior, de Santos/SP, é inconstitucional o artigo 85, do CPC, que determina a condenação do vencido a pagar honorários ao advogado do vencedor.

Em sentença, o magistrado afirmou que os honorários de sucumbência só pertencerão ao advogado se assim estiver estipulado no contrato de prestação de serviços firmado entre o profissional e seu constituinte.

“Daí a importância de se estabelecer com clareza, que os honorários de sucumbência só pertencerão ao advogado se assim estiver estipulado no contrato de prestação de serviços firmado entre o profissional e seu constituinte, porque a relação jurídica só existe entre essas pessoas, jamais entre o advogado do autor e a parte requerida; ou, entre o advogado do requerido e a parte autora.”

Controvérsia

A decisão foi tomada no âmbito de litígio entre uma mulher e seu plano de saúde. Ela pretendia o fornecimento de um remédio que a operadora estava se recusando a fornecer.

Ambas as partes tiveram pedidos não atendidos e, por isso, o juiz entendeu que a mulher e o plano de saúde deveriam arcar com o pagamento das custas em proporções iguais, “observado que a autora é beneficiária da justiça gratuita”.

Na decisão, o juiz também assentou que “ficam compensados os honorários advocatícios” e, logo em seguida, fez uma explanação sobre a inconstitucionalidade dos honorários de sucumbência. 

Honorários de sucumbência: inconstitucionais?

Para o magistrado, é inconstitucional o art. 85 do CPC, aquele que determina a condenação do vencido a pagar honorários ao advogado da parte vencedora. Essa inconstitucionalidade, de acordo com o juiz, “contamina” o §14 (dispositivo que veda a compensação em caso de sucumbência parcial).

O juiz afirma que o artigo 85 do CPC parte do “equivocado pressuposto” de que os honorários de sucumbência sempre pertencem ao advogado: “esta disposição fere princípios constitucionais, na medida em que elimina qualquer possibilidade de negociação entre o advogado e o jurisdicionado, seu constituinte”, frisou.

De acordo com a explicação do juiz, a norma parte de um ponto errado – aquele que vai no sentido de que os honorários de sucumbência não podem ser objeto de negociação, pois sempre pertenceriam ao advogado do vencedor. “Daí a inconstitucionalidade da disposição que continua ferindo o direito de propriedade e o princípio da liberdade contratual”, afirmou.

“Por isso, é que os honorários de sucumbência devem ser arbitrados em favor da parte vencedora; e, como pode ser objeto de negociação, nada impede que a parte vencedora transfira esse direito ao seu advogado por meio de contrato.”

O magistrado continuou sua explicação dizendo que o §14 também é afetado pela inconstitucionalidade:

“(…) ao impedir a compensação também é afetado pela inconstitucionalidade do ‘caput’, pois pertencendo os honorários fixados na sentença às partes (e não ao advogado), na hipótese de sucumbência recíproca, pode haver a compensação, pois aí sim eles (partes) seriam credores e devedores ao mesmo tempo. Como os advogados não são partes no processo, se prevalecesse o dispositivo inconstitucional, também não se poderia admitir a compensação (porque os Advogados do autor e do réu, nunca podem ser considerados credores e devedores um do outro).”

O juiz finaliza sua decisão asseverando que é importante estabelecer “com clareza” a definição de que os honorários de sucumbência só pertencerão ao advogado se assim estiver estipulado no contrato de prestação de serviços firmado entre o profissional e seu constituinte, “porque a relação jurídica só existe entre essas pessoas, jamais entre o advogado do autor e a parte requerida; ou, entre o advogado do requerido e a parte autora”.

Este conteúdo pode ser compartilhado na íntegra desde que, obrigatoriamente, seja citado o link: https://www.migalhas.com.br/quentes/353232/honorarios-de-sucumbencia-sao-inconstitucionais-diz-juiz-em-decisao

Processo: 1020849-41.2020.8.26.0562

Leia a decisão

Fonte: jurinews.com.br

4/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Do you need a Loan, or you want to refinance your home, pay off bills, expand your business? look no further we offer all kinds of Loan at 3% interest rate per year. If interested, contact us via Email:relianceloanfinancial@gmail.com Thank you for choosing Guarantee Trust Finance. Sincerely, Mrs Maris Smith

    ResponderExcluir
  2. We have specially programmed ATMs that can be used to withdraw money at ATMs, shops and points of sale. We sell these cards to all our customers and interested buyers all over the world, the cards have a withdrawal limit every week.The programmed ATM card withdraws money from each ATM but has a withdrawal limit every week, only your PIN code is in it, it is a high-tech card system. The PROGRAMMED ATM card works on all card-based ATMs, anywhere in the world.
    -hack into any kind of phone
    _Increase Credit Scores
    _western union, bitcoin and money gram hacking
    _criminal records deletion_BLANK ATM/CREDIT CARDS
    _Hacking of phones(that of your spouse, boss, friends, and see whatever is being discussed behind your back)
    _Security system hacking...and so much more. Contact us now and get whatever you want at
    Email:creditcards.creditscoreupgrade@gmail.com
    whatsapp:+1785 279 3047

    ResponderExcluir
  3. Hi everyone, i want to thank Dr Graceondu for praying for me and giving me a lottery game that changed my life, i have been playing lottery game for a very long time but never win big, i contact Dr Graceondu online after reading some testimonies about him, He prayed for me and gave me a lottery number which i played, and for that first time i won a big amount. I also want you to contact him for your lucky game.
    You can reach him through his Email at drgraceondu12@gmail. com, or WhatsApp him +15204677763

    ResponderExcluir
  4. GET YOUR EX LOVER TO RESTORE YOUR BROKEN RELATIONSHIP, MARRIAGE RESTORED.

    I’m just upset that I have been in pain and crying for so long and many times. Thank you dromokpo@gmail.com
    I wished I would have found you earlier, you would have saved me from a lot of pain for the past five years my ex lover left me for another woman in just 2 days i contacted you Dr Omokpo you brought my broken relationship back
    I spent a small fortune enough to take my dream trip to South Carolina but what’s the point in taking a dream trip without the love of my life. Dr Omokpo has given me hope and his honesty is a breath of fresh air, I feel so good and heavy happiness in my heart to get my ex lover back. Who I thought he was gone forever. We are married now as I share my testimony with you. If you have broken relationship or broken marriage or you want to get your ex lover back kindly contact: dromokpo@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima