Você sabe o que é AI? Veja como usar no Direito

A área da advocacia avança e se adapta aos novos tempos. Se alguns anos atrás empresas dos mais variados segmentos passaram a ter sites, registro de domínio e utilizar canais digitais para interagir com o público, o mesmo está valendo para escritórios de advocacia.

Hoje em dia é a tecnologia da AI (Artificial Intelligence) que também está marcando presença na área da lei. 

A IA (Inteligência Artificial) já é bastante atuante na gestão de negócios e na realização de estratégias de Marketing, mas agora é a vez também da área jurídica. Para saber mais sobre esse assunto, dê uma conferida nos tópicos a seguir. 

Inteligência Artificial no Direito

A Inteligência Artificial já é uma realidade em vários segmentos do nosso dia a dia. Ela consiste basicamente em máquinas ou sistemas capazes de imitar a capacidade humana de aprender e realizar determinadas tarefas.

Dessa forma, a Inteligência Artificial é importante, por exemplo, para viabilizar a análise de dados nas empresas, permitindo com isso que os gestores conheçam melhor o perfil dos clientes e realizem eficientes estratégias de Marketing.

Outro exemplo prático da IA no nosso cotidiano pode ser vista nos serviços de streaming, como, por exemplo, Netflix, Youtube, Disney Plus e Spotify. A Inteligência Artificial, nesse caso, é usada para sugerir conteúdo aos usuários com base no histórico de navegação do usuário. 

Mas como a IA atua na área da advocacia? Ela atua quando uma máquina, um determinado software, sistema ou aplicativo auxilia um advogado ou outro profissional do Direito a exercer as suas funções.

Porém, vale lembrar que um software jurídico, como o Jusbrasil PRO, não é um exemplo de IA na área da advocacia. Para ser considerada uma tecnologia IA, é preciso utilizar recursos que sejam capazes de tomar decisões, substituindo por completo a ação humana em determinadas tarefas e atividades.

Jurimetria - Uma das possibilidades da Inteligência Artificial 

Um exemplo da aplicação da IA na advocacia é a jurimetria, que é a aplicação de métodos quantitativos na área do direito.

A Jurimetria é um recurso capaz de analisar padrões em processos e decisões jurídicas, com o intuito de encontrar oportunidades dentro de contextos específicos.

Entretanto, para que essa análise de dados estatísticos e padrões seja realizada, a Inteligência Artificial é uma grande ferramenta para analisar tais dados, tudo isso em tempo hábil e com mais precisão.

A análise de dados da Jurimetria permite decisões mais facilitadas e informam as melhores táticas para defender uma ação.

Um exemplo que ilustra a importância da estatística - e da importância da Inteligência Artificial nesse contexto - pode ser um caso em que o juiz decidiu em favor de um funcionário na situação de assédio moral.

Em um novo processo parecido a esse, o advogado trabalhista pode utilizar argumentos do magistrado sentenciante para fortalecer sua defesa. Para que isso seja possível, ele necessitará de um detalhamento do caso em dados reais. 

São essas estatísticas ou esses dados que irão possibilitar as tomadas de decisões mais adequadas. E tudo isso é possível graças à inteligência artificial. 

Você conhece uma Legaltech?

A era digital deu para nós as Fintechs, que nada mais são do que os modernos bancos digitais, ou seja, instituições financeiras (fin) que contam com a tecnologia (techs) para disponibilizar serviços aos clientes. O Nubank é um notório exemplo disso.

Nesse contexto há também as edutecths, que consistem em na junção das instituições de educação (edu) com a tecnologia.

Da mesma forma, a área do Direito também não poderia ficar de fora e assim já existem as Legaltechs, também conhecidas como Lawtechs. 

As Legaltechs consistem em startups que atuam desenvolvendo e investindo em tecnologias capazes de trazer soluções para o dia a dia nos escritórios de advocacia.

Desse modo, elas encontram e oferecem soluções em tecnologia que podem melhorar as atividades e rotinas desenvolvidas pelos advogados, proporcionando com isso mais eficiência para o trabalho.

As Legaltechs trabalham disponibilizando soluções em diferentes categorias. Algumas delas são plataformas de análise para auxiliar na realização da jurimetria, ferramentas de gestão para escritórios de advocacia e ferramentas que viabilizam a automação de documentos.

Em muitos casos, a Inteligência Artificial aparece como um elemento importante para facilitar o dia a dia nos escritórios com o intuito de facilitar e desburocratizar a área o Direito. 

Exemplos de Inteligência Artificial aplicada na advocacia

No Brasil já é possível contar com várias Legaltechs e também plataformas que utilizam a tecnologia de Inteligência artificial voltada para a advocacia. Vamos ver algumas delas abaixo. 

Enlighten

É uma plataforma com capacidade de sugerir quais são as chances de êxito de uma ação em determinada corte. Além disso, a Enlighten também viabiliza a implantação de projetos de Inteligência Artificial nos setores jurídicos de instituições e empresas.

Digesto

Essa plataforma atua consultando dados jurídicos do país inteiro e, a partir daí, oferece uma base de dados centralizada. Esse mapeamento de informações é feito graças ao uso da inteligência artificial.

A ferramenta produz dados uniformes e ainda possibilita uma busca mais exata e o levantamento eficiente de informações.

LegAut

Ela desenvolveu um algoritmo que atua analisando documentos por meio da Inteligência Artificial. Uma das vantagens é melhorar o processo de análise, reduzindo ao máximo os erros.

Com isso, o procedimento não se torna repetitivo e não prejudica a qualidade da análise dos dados.

BipBop

Ela oferece soluções de webcrawling, que consiste em um processo capaz de capturar e analisar informações obtidas na internet.

O diferencial da ferramenta BipBop é o recurso de machine learning, que é um dos conceitos mais importantes quando o assunto é Inteligência Artificial. Por meio do Machine Learning (Aprendizado de Máquina), o sistema aprende a ler e avaliar dados de maneira independente.

Uma aplicação eficiente dessa funcionalidade consiste na captura de informações a respeito de processos em sites de tribunais.

O futuro da advocacia diante da IA

Diante das facilidades que a Inteligência Artificial oferece, é normal que alguns advogados tenham dúvidas acerca do futuro da profissão. Isso é normal e acontece com outras áreas além da advocacia.

A tecnologia evolui. Em um dado período ter um site e um registro de domínio era um aspecto fundamental para qualquer empresa. Hoje em dia, além de um site, é preciso adotar mais ferramentas digitais. E a Inteligência Artificial é uma delas.

Ela não vai substituir juízes e advogados por robôs. Na verdade, ela está promovendo uma série de mudanças no segmento da advocacia, facilitando a coleta de informações e a realização de muitas tarefas repetitivas.

Portanto, poder contar com os recursos de IA no escritório de advocacia é uma maneira de modernizar o trabalho e torná-lo mais eficiente. 

Fonte: hostinger.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima