Em posse, novo presidente diz que OAB vai rechaçar ataques ao sistema eleitoral brasileiro

Via @portalg1 | O advogado José Alberto Simonetti, 43 anos, disse nesta terça-feira (1), em discurso de posse como presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que a instituição vai “rechaçar qualquer ataque ao sistema eleitoral” brasileiro.

Simonetti assumiu o lugar de Felipe Santa Cruz e ficará na cadeira até 2025. Ele tomou posse na sede da OAB em Brasília em cerimônia restrita em razão da pandemia do novo coronavírus.

“A OAB vai rechaçar qualquer ataque ao sistema eleitoral. A OAB vai rechaçar iniciativas de regulação e censura à liberdade de imprensa e de expressão. A OAB rechaçará também a intimidação e a chantagem como método de investigação”, disse o presidente.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, contesta com frequência a lisura das urnas eletrônicas e o sistema eleitoral brasileiro, com a divulgação de notícias falsas a respeito do resultado dos pleitos.

Simonetti disse que a instituição manterá o “compromisso com as bases da democracia” e que vai cobrar uma “eleição limpa” dos candidatos.

“Cobraremos dos candidatos o compromisso de uma eleição limpa, sem 'fake news', e respeito ao processo eleitoral”, disse.

Diálogo

Em seu discurso, o novo presidente da OAB afirmou ainda que a instituição não escolhe cores partidárias e ideológicas e está aberta ao diálogo com todas as legendas em busca de avanços para a advocacia.

“OAB terá diálogo com todos os Poderes e com todas as instituições da República”, disse.

“Buscaremos o diálogo com todos os atores políticos, independentemente de quem forem eles. Não há democracia sem povo, e os representantes populares são os políticos. Não há, portanto, democracia sem política”, acrescentou.

Simonetti disse também que a instituição está comprometida com a ciência, “afastando o negacionismo”.

"O que vale para nós é a vida. Com diálogo fraterno, tomando distância dos discursos de ódio. Temos um compromisso inegociável com a democracia, o debate plural, respeito à divergência e busca de consensos. Estamos fechados com a liberdade, principalmente com as liberdades de expressão, do pensamento, incluindo aí também a liberdade de imprensa”, destacou em sua fala.

Eleição

O advogado foi candidato único na eleição para comando da entidade, realizada na segunda-feira (31). Foram 77 votos favoráveis a ele, dois brancos e um voto nulo.

Em entrevista ao g1, Simonetti disse defender a vacinação como forma de conter a expansão da Covid-19 e se colocou como defensor da ciência e crítico do negacionismo.

O advogado afirmou ainda que o líder de qualquer nação precisa ter "equilíbrio" e classificou as "fake news" como um “câncer” para a democracia brasileira.

Além do presidente, integram a nova diretoria da OAB o vice-presidente, Rafael Horn, a secretária-geral, Sayury Otoni, a secretária-geral-adjunta, Milena Gama, e o diretor-tesoureiro, Leonardo Campos.

Currículo

“Beto” Simonetti, como é conhecido no meio jurídico, é conselheiro federal da OAB pelo estado do Amazonas.

Ele é o segundo amazonense a assumir o comando da OAB. Antes dele, Bernardo Cabral presidiu a instituição de 1981 a 1983.

O advogado é formado em direito pela Universidade Nilton Lins e pós-graduado em direito penal e em processo penal pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Fonte: g1

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima