Em parceria, STF e Turma da Mônica lançam campanha para combater desinformação

Via @portalg1 | O Supremo Tribunal Federal (STF) e as principais associações de magistrados do Brasil lançaram nesta quarta-feira (16), em parceria com os Estúdios Maurício de Sousa, a campanha “Turma da Mônica e o Poder Judiciário”, com o objetivo de explicar melhor o funcionamento de cada ramo da Justiça e também de combater a desinformação.

O lançamento ocorreu em cerimônia na Primeira Turma da Corte. O presidente do Supremo, ministro Luiz Fux, afirmou que a iniciativa chega em um momento em que o país vive um contexto social de "posições extremadas". Ele argumentou que “educação se faz com informação”.

Revista da parceria entre a Turma da Mônica e o Supremo Tribunal Federal (STF) — Foto: Reprodução

“A união desses esforços se faz necessária em razão do contexto em que vivemos, com posições extremadas de pessoas que, ao contrário de exercerem a liberdade de expressão e a crítica construtiva, infelizmente vêm atentando contra a credibilidade das instituições da Justiça, em especial da Suprema Corte”, afirmou Fux.

O ministro destacou que “a desinformação tem sido um grande desafio para a população brasileira”, mas disse esperar que o conteúdo alcance muitas crianças. “Informação sobre direitos básicos, isso deve-se aprender desde o ensino fundamental”, disse.

O ministro Luiz Fux, presidente do STF, fez um discurso durante lançamento da campanha com a Turma da Mônica contra a desinformação — Foto: Reprodução/TV Justiça

Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica, participou do evento por vídeo. Ele afirmou esperar que seus personagens auxiliem crianças e suas famílias a entender a Justiça e os direitos individuais.

“O material foi feito com muito carinho e responsabilidade. Informar de um jeito simples ajuda que se tenha cidadãos cientes de seus direitos fundamentais. Assim construímos uma sociedade mais justa e fraterna”, afirmou o artista.

A campanha

A campanha produziu uma revista em quadrinhos (impressa e digital), quatro vídeos animados e 16 tirinhas para as redes sociais.

O conteúdo foi elaborado pelos Estúdios Mauricio de Sousa com patrocínio de Ajufe (Associação dos Juízes Federais), AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) e Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho), sem custo aos cofres públicos.

Em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o STF distribuiu o conteúdo da campanha às secretarias municipais de ensino de todo o país para que seja trabalhado durante o ano escolar no ensino fundamental.

A revista, que teve 450 mil exemplares impressos (além da versão digital), fala sobre o funcionamento, as atribuições e a estrutura do Judiciário. Já os quatro vídeos tratam do papel do STF e da confiança na Justiça.

As tirinhas, que serão publicadas nas redes sociais, também abordam o funcionamento dos ramos da Justiça brasileira, da liberdade de expressão e do combate às notícias falsas.

Todo o material da campanha estará disponível no portal do STF, na seção “STF Mirim”, que reúne informações sobre a Corte voltadas para o público infantil.

Fonte: g1

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima