14º salário do INSS será pago em 2022? Saiba mais.

Via @jornalcontabil | Conforme o Projeto de Lei 4367/20, de autoria do deputado Pompeo de Mattos,  o 14º, seria uma espécie de salário extra pago aos aposentados, pensionistas e demais assistidos do INSS. O benefício é pensado, em decorrência da antecipação do 13º nos últimos anos de 2020 e 2021. 

Para um melhor entendimento, o 13º salário é tradicionalmente pago nos meses de novembro e dezembro, entretanto, devido aos impactos da pandemia da covid-19, o Governo Federal adiantou os repasses do abono. Diante disso, beneficiários do órgão acabaram ficando sem nenhum amparo financeiro no final do ano, aí que surgiu a proposta de um 14º salário. 

Segundo o PL que institui o benefício extra, a ideia era liberar os pagamentos durante os anos de 2020 e 2021, todavia, devido a demora na análise da proposta, os pagamentos foram adiados para os meses de março de 2022 e 2023. 

O 14º será pago este ano?

Como dito, o benefício estava definido para começar em março de 2022, entretanto, não foi bem isso que aconteceu. Isto porque, o projeto ainda não recebeu novas atualizações no Congresso Nacional, ou seja, o texto ainda permanece em análise. 

Neste sentido, para o 14º salário entrar, de fato, em vigor, será preciso que o PL passe por todo processo de tramitação. É necessário que o texto seja aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, e por fim, receber a sanção do presidente da república. 

Caso seja aprovado, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania deve definir uma nova data para que os repasses sejam efetuados. 

Quem tem direito ao 14º salário?

Se aprovado o texto, o 14º salário será concedido aos segurados contemplados pelos seguintes benefícios do INSS: 

• Aposentadorias em geral; 

• Auxílio-doença;

• Auxílio-acidente;

• Auxílio-reclusão.

• Pensão por morte. 

Benefícios assistenciais, como o BPC/Loas não recebem o 13º salário, logo, também não serão incluídos no 14º, caso o Projeto de Lei seja aprovado.

Fonte: jornalcontabil.com.br

1/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Law is a lucrative job because everyone is prone to a variety of challenges these days, so professional lawyers are always in need. However, in order to become a great professional, the students must take their duties seriously and if they cannot do it on their own, should take help with law assignment.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima