Aluno inadimplente deve ser indenizado por ser impedido de ter acesso a recursos pedagógicos

Via @juristas | A 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) manteve sentença de primeiro grau que condenou uma faculdade a indenizar um aluno de graduação que alegou ter sido impedido de ter acesso a recursos pedagógicos em razão de débito pendente com a instituição.

O estudante disse que além de ficar impossibilitado de acessar o portal do aluno e de não ter seu nome inserido na lista de chamada, sua participação em avaliações ocorreria apenas mediante autorização da requerida.

Segundo a sentença de piso, a lei garante ao autor o direito de cursar o semestre no qual estava regularmente matriculado, devendo a instituição de ensino realizar a cobrança do débito pendente na forma legal, contudo a instituição de ensino privada não pode ser obrigada a fornecer todo um curso sem a devida contraprestação.

O desembargador substituto Anselmo Laghi Laranja, relator do processo (0003856-51.2016.8.08.0021), observou que o dano sofrido pelo aluno matriculado, como ausência na lista de chamada, impossibilidade de acessar o portal do aluno e negativa à realização de provas, ultrapassam o mero dissabor, atingindo o âmago do indivíduo, razão pela qual entendeu razoável e proporcional o valor de R$ 5 mil, fixado a título de indenização por danos morais pela juíza de primeiro grau.

O voto do relator foi acompanhado, à unanimidade, pelos demais desembargadores da Quarta Câmara Cível do TJES.

Com informações da Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).

Fonte: juristas.com.br

1/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Thank you so much for sharing this wonderful post.

    Bankruptcy offers attorneys an opportunity to rehabilitate their finances and rebuild their economic standing. It allows them to prioritize debts, resolve financial burdens, and establish a more sustainable financial future.
    Lawyer For Bankruptcies

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima