Homem mudo é preso por roubo e não consegue se defender; família diz que ele é inocente

Via @portalg1 | Um jovem surdo e mudo foi espancado por moradores de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, no último dia 28, por suspeita de ter tentado roubar um telefone celular de uma mulher.

Após ser agredido, Leonardo Bezerra foi levado para a delegacia, onde teve a prisão confirmada sem que pudesse se defender. No auto de prisão em flagrante, o delegado disse que interrogou o suspeito e que ele “manifestou o direito constitucional de manter-se em silêncio”.

A família de Leonardo disse que ele não sabe ler ou escrever e que não consegue fazer leitura labial. A mãe do jovem acredita que ele é inocente e que não teve o direito de se defender.

"Meu irmão é um menino carinhoso, trabalhador, prestativo, trata as pessoas bem. É um menino de ouro. Ele sempre faz a gente rir", disse a irmã de Leonardo.

Imagens gravadas logo após o suposto roubo mostram o jovem sentado na calçada, de camiseta preta e ferido na cabeça. A mãe do rapaz contou que ele saiu de casa para comprar pão e que ele seria incapaz de roubar alguém.

"Machucaram ele, bateram nele. Covardia, injustiça foi isso que aconteceu. Ele não fala, ele não escuta. Ele tava com a bicicleta dele. Covardia", contou a mãe.

Na delegacia, a vítima do suposto assalto, que é menor de idade, reconheceu Leonardo como o autor do crime. A amiga dela, Thaiana Vitória Galdino Madureira, confirmou que ele puxou o telefone que estava no bolso da jovem.

Sem conseguir se defender

No documento que confirmou a prisão não consta que Leonardo tem dificuldades de comunicação. Para o advogado de defesa, nesses casos, a presença de um intérprete é obrigatória.

Na primeira audiência de custódia, dois dias depois da prisão, Leonardo também não teve o acompanhamento de um intérprete. O juiz Alex Mascarenha Ravache marcou uma segunda audiência para o dia seguinte.

Na ocasião, havia um intérprete de Libras, a Linguagem Brasileira de Sinais. Contudo, Leonardo também não conhece a linguagem de sinais. A prisão foi confirmada e Leonardo foi encaminhado para o presídio de Benfica, onde está atualmente.

Familiares e amigos de Leonardo estão reunidos em frente ao Tribunal de Justiça de Nova Iguaçu para pedir que ele seja solto. A defesa do jovem protocolou um pedido de relaxamento de prisão.

"Tudo isso tá acabando comigo. Se alguém tiver vendo esse vídeo, traz meu filho de volta. Não sei o que tão fazendo com meu filho ele tá lá dentro", disse a mãe do rapaz.

O que dizem os envolvidos

Em nota, a Polícia Civil informou que Leonardo foi detido por populares e que a vítima não teve dúvidas ao identificá-lo.

Ainda segundo a corporação, testemunhas também reconheceram Leonardo como autor do roubo. Eles informaram também que, na delegacia, Leonardo estava acompanhado por um parente.

A reportagem não conseguiu contato com Thaiana Vitória Galdino Madureira.

Fonte: g1

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima