Ranking aponta melhores escritórios de advocacia e advogados do Brasil

Via @exame | A Chambers and Partners, organização de pesquisa independente que cobre 200 países no mundo inteiro e produz rankings detalhados e análises para o mercado jurídico internacional, lança nesta quinta-feira, 28, o ranking dos melhores escritórios de advocacia e advogados no relatório Brasil Transactional. 

O relatório destaca 182 equipes de 83 escritórios de advocacia, além de 351 advogados. As áreas analisadas nesta que é a última de três etapas de avaliação realizadas pela Chambers em 2021, são: M&A, Banking & Finance (direito bancário), Real Estate (imobiliário), Investment Funds (fundos de investimento), Capital Markets (mercado de capitais), Projects (projetos), Tax: Non-contentious (tributário não contencioso) e Venture Capital.

Este é o último de uma série de três relatórios lançados ao longo de 2021. Ao todo, foram analisados, entre setembro de 2020 e agosto de 2021, 1.386 equipes, das quais 681 foram ranqueadas pelo diretório. Dentro dessas equipes, o ranking destaca a atuação de 1.386 advogados em 51 áreas de especialização.

Conheça os escritórios que lideram o ranking

A Chambers conduz a pesquisa anualmente de forma independente. A equipe de pesquisadores baseada no Reino Unido analisa informações dos escritórios, incluindo os principais casos e transações em que estiveram envolvidos. A organização também entra em contato de forma direta com os clientes das bancas e representantes das principais empresas com negócios no Brasil para coletar suas impressões sobre os serviços prestados. As entrevistas são feitas por telefone e por meio de questionários.

Cada ranking reúne as principais equipes (departamentos) que merecem destaque em suas áreas. Eles são divididos entre bandas, sendo a Banda Um a mais importante. Os advogados também recebem rankings individuais.

Na lista, apenas seis escritórios têm mais do que 20 áreas reconhecidas. Mattos Filho tem o maior número de áreas reconhecidas, seguido do Pinheiro Neto. Além disso, nove escritórios têm mais de 30 advogados ranqueados, o que inverte o primeiro cenário. Neste caso, Pinheiro Neto lidera e Mattos Filho vem logo a seguir.

Banking & Finance

Nessa área, o escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice aparece na Banda Um, junto com Pinheiro Neto. O advogado Bruno Balduccini, do Pinheiro Neto, se destaca no ranking com a posição de Star Individual.

Capital Markets          

Os escritórios Lefosse Advogados, Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga, e Pinheiro Neto Advogados aparecem como destaque da Banda Um de Capital Markets. Os advogados Jean Marcel Arakawa, do Mattos Filho, e José Francisco Pinheiro Guimarães, do Pinheiro Guimarães, aparecem no ranking como melhores advogados.

Corporate M&A

Em M&A, os principais classificados são BMA – Barbosa, Mussnich, Aragão; Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto; Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga; e Pinheiro Neto Advogados, com destaque para o advogado Paulo Cezar Aragão, do BMA, que aparece como Star Individual.

Investment Funds

Já na área analisada de Investment Funds, o escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga lidera e a sua advogada, Marina Procknor, também aparece em destaque.

Projects

Machado, Meyer, Sendacz e Opice e Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga são os principais destaques dessa área. Como melhores advogados estão José Virgílio Lopes Enei e José Ribeiro do Prado Júnior, ambos do Machado, Meyer, Sendacz e Opice e  Pablo Sorj, do Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga.

Real Estate

Nesse setor, lideram, na Banda Um, os escritórios Duarte Garcia, Serra Netto e Terra Advogados e Pinheiro Neto Advogados. Marcelo Terra, do Duarte Garcia, Serra Netto e Terra Advogados aparece como Star Individual.

Tax Non-contentious

Na banda um, aparecem em destaque os escritórios Machado, Meyer, Sendacz e Opice, Mariz De Oliveira e Siqueira Campos Advogados, Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga e Pinheiro Neto Advogados. Como Star Individual, aparece o advogado Ricardo Oliveira, do Mariz De Oliveira e Siqueira.

Venture Capital

Quando o assunto é venture capital, os escritórios na banda Um são Bronstein, Zilberberg, Chueiri & Potenza Advogados, FM/Derraik e Pinheiro Neto Advogados. Sergio Bronstein e Guilherme Potenza, do Bronstein, Zilberberg, Chueiri & Potenza, e Rodrigo Menezes, do FM/Derraik lideram o ranking.

Diversidade

O levantamento também mostra que as advogadas mulheres estão cada vez mais relevantes. De um total de 1.384 advogados ranqueados nas diferentes etapas de Chambers Brazil, 310 são mulheres (22%), 1.074 (78%) são homens. A porcentagem costumava ser 19% mulheres para 81% homens. Na base da pirâmide, associados e sócios juniores, são 68 mulheres (40%) para 104 homens (60%). Costumava ser 28% e 72% em 2020. Já no topo da pirâmide o mercado ainda é mais desequilibrado. Na banda um, a relação é de 78 mulheres (19%) para 334 homens (81%). Ainda assim, apresenta melhora. A relação costumava ser de 16% para 84%.

“Avaliamos todos esses setores, focando em complexidade e sofisticação dos serviços prestados e na avaliação feita por representantes das grandes empresas que utilizam esses escritórios e advogados para suas transações mais importantes. O desenvolvimento do mercado jurídico brasileiro é contínuo e certamente teve continuidade mesmo diante da pandemia”, afirma Luís Bulcão.

Fonte: exame.com

2/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. If you’ve ever felt mortified about something embarrassing that happened or cringed when thinking about an unflattering memory from your past, you’re definitely not alone! https://tutuappx.com/

    ResponderExcluir
  2. We all do embarrassing things sometimes, and it doesn’t feel great. Vidmate

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima