Defensoria Pública de SP cria cotas para transexuais em concurso pela 1ª vez

Via @portalg1 | A Defensoria Pública de São Paulo vai reservar, pela primeira vez na história do órgão, cotas nos concursos públicos para pessoas transexuais para o cargo de defensor público.

(Correção: A TV Globo errou ao informar que era a primeira vez que a Defensoria destina vagas para cotas em concurso. Na verdade, é a primeira vez que há cotas para transexuais. A informação foi corrigida às 20h48).

De acordo com a nova regra, 30% das vagas deverão ser direcionadas a pessoas negras e indígenas, 5% para pessoas com deficiência e 2% para transexuais.

As reservas de vagas para pessoas negras, indígenas e trans valerão pelo período inicial de dez anos, devendo ser renovadas sucessivamente pelo mesmo prazo se as desigualdades ainda persistirem.

Transexuais, indígenas e negros que desejarem participar do concurso por meio das cotas deverão apresentar uma autodeclaração e passar pela análise de uma banca examinadora composta por membros com paridade de gênero e equidade de raça. Os deficientes deverão apresentar laudos médico e biopsicossocial.

Entre estagiárias e prestadoras terceirizadas da Defensoria já existe uma política de cota para mulheres em situação de violência doméstica e familiar: são 12,5% das vagas reservadas para esse grupo.

Fonte: g1

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima