Entenda como funciona a prova objetiva no concurso público

Via @agnaldobastosconcursos | Agora, você vai entender como funciona a prova objetiva no concurso público e as melhores dicas para se dar bem nessa etapa.

Se você está aguardando o certame e está com dúvida de como funcionam as questões objetivas para poder se preparar, este artigo é para você. Acompanhe.

Quais são os tipos de provas aplicadas em concursos públicos?

Além da prova objetiva, existem diversos outros tipos de exame que variam conforme o cargo e o nível do certame. Por isso, listei aqui, cada um dos tipos que existem para você conhecer as demais etapas dos concursos.

1. Prova objetiva: esse é o tipo mais comum e em alguns casos, o concurso é composto apenas por ela. Trata-se das famosas questões de “marcar x” e você verá mais detalhes sobre ela a seguir.

2. Prova oral: funciona como uma entrevista diante de uma banca composta de cerca de 4 professores como jurados.

3. Discursiva: pode vir em forma de redação ou questões abertas. É mais comum em concursos de nível médio e superior, mas também pode estar presente em outros níveis.

4. Prova prática: exigida em certames para vaga de escrivão e motorista, por exemplo. Desse modo, você precisa comprovar a habilidade que o cargo exige.

5. Avaliação de Títulos: nessa etapa são avaliados os títulos do candidato como o título de doutorado, mestrado, pós ou mesmo livros e artigos publicados.

6. Teste Físico – TAF: o Teste de Aptidão Física é mais comum em concursos militares como para polícia e bombeiro. Nele são examinados a resistência física de suma importância para o dia a dia da função.

7. Exames médicos e avaliação psicológica: esses tipos de testes são feitos para cargas onde você lidará com pressão, fortes emoções, concentração, etc.

8. Curso de Formação Profissional: algumas funções oferecem um curso com ajuda de custo após as avaliações. Desse modo, você precisa atingir uma nota mínima no final do treinamento. Por isso, essa é uma etapa também eliminatória.

Como ter acesso às provas de concursos?

Como você pode ver, são várias as formas de avaliação e, para cada cargo, os pontos de análises são diferentes. Por isso, você precisa conhecer bem o processo e se preparar da melhor forma para obter aprovação.

A melhor forma de se preparar, é conhecer a sua banca. Com isso, você terá um bom histórico do que costuma ser cobrado e como estudar.

Além disso, conheça bem o seu edital. Antes dele ser divulgado, você pode usar como base os editais anteriores. Porém, assim que o seu for divulgado, foque os esforços nos pontos que serão cobrados.

Como funciona a prova objetiva no concurso público?

Esse é o tipo de prova mais comum nos certames e em alguns casos, é a única etapa. Dessa forma, você vai encontrar as questões objetivas em concursos nos níveis: fundamental, médio e também aqueles de nível superior.

No geral, esse tipo de prova compõe a primeira fase dos concursos, logo em seguida acontecem os outros tipos como: prova oral, física, médica, etc. Tudo depende do cargo porque as atribuições são específicas para cada função.

Na prova objetiva, serão avaliados o seu domínio sobre os temas que vão compor o dia a dia da função pretendida. Por isso, embora haja opções, você precisa ter conhecimento de fato sobre os assuntos.

Você vai se deparar com cerca de 4 a 5 opções para questão da prova objetiva. Além disso, questões para assinalar como certas ou erradas também fazem parte desse tipo de prova.

Já em relação à quantidade de questões, elas podem variar entre 20 e 200. No entanto, depende da banca, do nível do concurso e do cargo.

Como se preparar para a prova objetiva no concurso público?

Não existem mágicas, o único modo de dominar os assuntos é estudando os temas a fundo. Para isso, você pode usar:

• Apostilas;

• Simulados;

• Cursinho para concursos;

• Estudar com provas anteriores;

• Fazer redações para fixar o conteúdo;

• Assistir vídeos;

• Fazer rascunhos e mapas mentais;

• Organizar estudos em grupo etc.

A melhor forma de estudar, é aquela com a qual você sente que absorve mais. Não é novidade que cada pessoa funciona de um jeito a hora de aprender e, por isso, você precisa usar as ferramentas mais que te ajude.

No decorrer dos estudos você vai perceber quais os métodos mais te agradam. Dessa forma, você pode aprender os temas de maneira que possa aplicá-los em várias situações no dia a dia do cargo.

Esse é o segredo para poder se dar bem na prova objetiva. Isso porque apenas decorar as respostas não adianta. Você precisa dominar o assunto para aplicar de vários modos e a prova exige isso.

Como se sair bem na prova objetiva?

Assim como no tópico anterior, não existe maneira de pegar atalho para se dar bem na prova. Porém, existem métodos e dicas que vão te ajudar a manter o raciocínio.

Desse modo, listei as melhores formas para que você mantenha a calma e possa aplicar os conteúdos estudados na hora da prova. Confira.

1. Preste atenção no enunciado: essa parece uma dica simples, mas acredite, a prova é baseada na interpretação de texto. Por isso, uma palavra que você deixa passar pode te fazer errar a questão.

2. Eliminação: se você estiver em dúvida entre algumas alternativas, comece descartar as que fazem menos sentido. Desse modo, você poderá “eleger” uma alternativa correta e aumentar as chances de acerto.

3. Pule para outra questão: após ler muitas vezes a mesma coisa, o cérebro começa a ficar confuso. Por isso, passe para a próxima questão e deixe as mais difíceis para o final. Assim, você poupa tempo e não cansa a sua mente demais.

4. Beba água: pode até parecer uma dica boba, mas acredite, estudos comprovam que a água mantém o nosso cérebro funcionando bem. Sendo assim, toda ajuda é pouca na hora da prova, onde você vai estar sob pressão e precisando do seu raciocínio da melhor forma. Por isso, leve uma garrafa e se mantenha hidratado.

5. Armadilhas na prova: você vai se deparar com questões que, na verdade, são uma pegadinha. Por isso, leia mais de uma vez o enunciado e cuidado com palavras como “nunca” e “sempre”. Palavras determinantes assim podem confundir.

Considerações

As questões objetivas compõem uma parte crucial dos concursos e, por isso, você precisa se preparar. Desse modo, ao fixar os conteúdos, você pode discorrer sobre os temas e ainda encontrar as opções corretas.

Ou seja, os seus esforços de estudo podem ser aplicados de diversas formas e em várias etapas do concurso.

De qualquer maneira, mesmo que você não seja aprovado na primeira tentativa, continue. Isso porque você terá ainda mais tempo para estudar e experiência. Assim, você estará cada vez mais à frente da concorrência.

Bons estudos e boa prova.

_________________________________________________________________

Agnaldo Bastos, advogado especialista em ajudar candidatos de concursos públicos que sofrem injustiças e, também, servidores públicos perante atos ilegais praticados pela Administração Pública, atuando em Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e em Ações de Ato de Improbidade Administrativa.

Fonte: concursos.adv.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima