Conheça as 6 profissões em alta do Direito 4.0

Via @portalg1 | A indústria de tecnologia é realmente próspera, e não é estranho que os profissionais jurídicos tenham ambições de se aprofundar nesse lucrativo campo de avanço. Nem todos podem escrever códigos, analisar programas e desenvolver soluções tecnológicas. Assim, mergulhar no campo do direito tecnológico pode ser uma alternativa para submergir no mundo da tecnologia.

“A evolução do setor de tecnologia é uma indicação clara de que as leis existentes que orientam a esfera devem ser estendidas e desenvolvidas para auxiliar na adequação da legalidade dessa esfera contemporânea”,

— explica Dânton Zanetti, advogado e coordenador do curso Direito Digital, Proteção de Dados e Cibersegurança da Pós PUCPR Digital.

Segundo Dânton, a necessidade de advogados de tecnologia é abundante e abrange muitas áreas, mas para que possa atuar nesse meio é indispensável ser bacharel em Direito e investir em cursos, palestras, workshops e especializações.

Mas para as pessoas que buscam entrar nesse meio, muitas dessas especializações não exigem uma formação específica. Então profissionais de TI, Marketing, Administração, entre outros, também podem migrar para o Direito 4.0.

6 Carreiras que já são o futuro do Direito

Baseado em números de pesquisas em sites de empregos, como Linkedin, fizemos uma lista com trabalhos que estão em destaque no meio jurídico para quem quer embarcar no ‘bum’ da tecnologia. Qual se encaixa melhor com o seu perfil?

1. Startup / Desenvolvimento Organizacional

A tecnologia prospera em mercados descentralizados, e é necessário que startups e organizações de tecnologia conduzam seus negócios obedecendo às leis e regulamentos estabelecidos. Esses estabelecimentos precisam criar departamentos jurídicos que ajudem no polimento de acordos contratuais, estruturas de políticas e regulamentos internos necessários para garantir que suas atividades estejam em conformidade com as estipulações regulatórias.

Para Dânton, os advogados de tecnologia são necessários para impulsionar a inovação e o crescimento nesses setores, e essa pode ser uma maneira de mergulhar no setor de tecnologia para avançar na carreira

2. Política/Quadro Legislativo

Há uma necessidade de uma estrutura adequada e prática para a lei de tecnologia no Brasil, e os profissionais da lei de tecnologia seriam úteis a esse respeito. Políticas, legislação e regulamentos são necessários para impulsionar o campo da tecnologia, e isso é mostrado nas promulgações de projetos de leis.

Além disso, as leis existentes sobre tecnologia precisam de expansão para atender às necessidades emergentes do setor de tecnologia, e os profissionais jurídicos de tecnologia podem explorar esse setor para sua prática legal.

3. Prática Corporativa

Há necessidade de elaboração de documentos, formulação de acordos, ajustes finos de acordos com empresas de tecnologia com outras paraestatais e gerenciamento de transações para e em nome de empresas de tecnologia, e é necessária a experiência dos profissionais da lei de tecnologia.

Nem todos os compromissos jurídicos de tecnologia são disputados em tribunais ou por meio de métodos de resolução de disputas, e é por isso que a tecnologia na prática corporativa é um espaço de trabalho muito lucrativo para advogados de tecnologia.

4. Redação/Pesquisa Jurídica

Há necessidade de mais contribuições intelectuais para o avanço da tecnologia, e isso é feito melhor por meio de materiais que possam ser divulgados e acessados na internet. Áreas emergentes como criptomoedas, moedas digitais/CBDCs, metaverso, NFTs, Web3, realidades virtuais e outras áreas de tecnologia precisam ser pesquisadas e escritas.

Escritores jurídicos e freelancers que escrevem sobre leis de tecnologia relacionadas a esses setores podem explorar plenamente o potencial do setor para sustentabilidade financeira e contribuição para o intelectualismo.

5. Proteção da Propriedade Intelectual

Invenções tecnológicas abundam todos os dias, e especialmente para um país que abriga capital tecnológico, há a necessidade de um mercado jurídico próspero para advogados especializados em proteger invenções e propriedades intelectuais de inovadores.

A tecnologia cresce em um mercado onde invenções e inovações são protegidas, protegidas e respeitadas, e as leis são cruciais para garantir um espaço propício para que isso prospere.

Advogados de Propriedade Intelectual ou Solicitadores especializados nesse aspecto (tecnologia) podem encontrar uma verdadeira carreira ao garantir que as propriedades intelectuais em tecnologia sejam bem protegidas e protegidas com o mecanismo da lei.

6. Consultoria de Fintech

De transações sem dinheiro a negociação de moeda digital, a tecnologia pode financiar, e há necessidade de aconselhamento jurídico e profissionalismo para as pessoas que realizam transações nesses campos. Muitos ficam aquém dos ganhos devido ao conhecimento inadequado na condução dessas transações e à prevalência de crimes cibernéticos e fraudes.

Um excelente consultor jurídico pode ser um hack na navegação nas águas turvas da fintech. Os profissionais da área jurídica podem formular suas carreiras nesse caminho, garantindo que soluções sejam fornecidas e funções de consultoria sejam dispensadas para o avanço na carreira.

Fonte: g1

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima