Curso traz oportunidades para bacharéis em Direito e advogados brasileiros no exterior; conheça o LL.M

Via @getyourllm | Para aqueles que procuram avançar sua educação jurídica e impulsionar sua carreira, o programa de LL.M (Master of Laws) é uma ótima opção. Este artigo fornecerá uma visão abrangente de um programa de LL.M, desde sua finalidade e benefícios, até seus pré-requisitos e exigências, e os diferentes tipos de programas disponíveis. Também analisaremos as vantagens dos programas de LL.M e dicas sobre como escolher o melhor curso de LL.M para você. Portanto, se você está considerando dar o próximo passo em sua carreira jurídica, continue lendo para saber mais sobre como obter um diploma de LL.M no exterior.

O que é o LL.M?

LL.M é uma abreviação do latim Legum Magister, que significa “Mestre em Direito” ou ''Master of Laws'' em inglês. O LL.M, apesar do nome master, é um curso equivalente a uma pós-graduação lato sensu no Brasil, com reconhecimento internacional que permite ao estudante conhecer e se aprofundar em distintos sistemas jurídicos, como por exemplo o sistema Common Law utilizado em países de língua inglesa. O Master of Laws é uma qualificação de prestígio reconhecida em todo o mundo que oferece treinamento avançado e especialização em ramos específicos do sistema jurídico, tais como: Direito Penal, Direito Internacional e Comparado, Direitos Humanos, Direito Ambiental Internacional, Propriedade intelectual, Proteção de Dados, Direito econômico, tributário e empresarial.

Quais são os pré-requisitos para a obtenção de um diploma de LL.M?

Para se candidatar a um Master of Laws, os estudantes devem ter um diploma de Bacharelado em Direito. Algumas universidades também exigem que os estudantes tenham um coeficiente mínimo e/ou um número mínimo de anos de experiência jurídica. É importante pesquisar os pré-requisitos específicos para cada programa antes de se candidatar para garantir que você atenda a todos os requisitos.

Por que fazer um LL.M?

Estudar Direito em uma universidade estrangeira de excelência é um sonho de muitos profissionais da área jurídica, e com o LL.M esse sonho é possível. O LL.M possibilita que você aprenda um outro sistema jurídico, faça networking com profissionais do mundo inteiro, e enriqueça seu currículo com essa experiência internacional. O LL.M também ajuda advogados que procuram se reinventar e exercer a advocacia em outro país, ou expandir sua área de atuação para questões jurídicas internacionais.

Duração do programa de LLM

O curso, em média, possui duração de um ano em tempo integral (full time), ou dois anos na modalidade meio período (part-time). Há também a possibilidade de fazer na modalidade on-line.

Em que país posso fazer o LL.M?

O LL.M é oferecido em universidades do mundo todo, sendo os Estados Unidos o favorito entre os advogados brasileiros por oferecer a opção de prestar o Bar Exam (Prova da Ordem) após a graduação no LL.M em estados como Nova Iorque. Todavia, também é possível cursar o LL.M na Austrália, Alemanha, Canadá, Holanda, Suíça, França, entre outros países. 

Como escolher o melhor programa LL.M?

Escolher o melhor programa LL.M para você pode ser uma tarefa assustadora. Aqui estão algumas dicas para ajudar você a fazer a escolha certa:

Pesquisa: É importante pesquisar os diferentes programas disponíveis para garantir que eles atendam às suas necessidades e interesses.

Considere o custo: Os programas LL.M requerem um investimento alto, por isso é importante considerar todos os custos (valor do curso em si e custo de vida) antes de se comprometer com um programa.

Considere a localização: Se você estiver considerando um programa LL.M tradicional, é importante considerar o local. Você precisará considerar os custos de viagem, assim como a disponibilidade de moradia e outras comodidades na área.

Considere seus objetivos de carreira: É importante considerar suas metas de carreira antes de escolher um programa. Um diploma de LL.M pode ajudar a abrir novas oportunidades de trabalho, por isso é importante escolher um programa que o ajudará a atingir seus objetivos.

Peça conselhos: Pode ser útil pedir conselhos aos atuais ou ex alunos do programa, pois eles podem dar uma ideia do que esperar.

Qual o valor do curso?

O custo de cursar um LL.M em uma faculdade de direito em solo internacional dependerá de onde você deseja estudar e se você é um estudante internacional ou possui residência/cidadania de outro país estrangeiro. Para estimar um valor mais preciso, você também precisará considerar os custos de vida em seu local escolhido e também a maneira pela qual você decide estudar, seja em tempo integral, meio período ou a distância. Um valor geral poderá ficar entre $30.000 e $70.000 dólares para um programa LL.M em tempo integral nos Estados Unidos. O programa de LL.M na Europa possui valores mais acessíveis em torno de €8.000 a €35.000 euros. 

Existem opções de bolsas e financiamento? 

As universidades geralmente possuem merit-based scholarships, bolsas de estudos de mérito, que são concedidas ao aluno aceito no programa de LL.M após uma análise do perfil e candidatura do mesmo. A maioria das universidades analisam a possibilidade de bolsa de mérito em conjunto com o material enviado pelo aluno para candidatura no programa de LL.M, ou seja, não requerem um application adicional somente para consideração da merit-based scholarship. Porém, é importante checar os programas de bolsas de estudos de cada universidade especificamente. 

Além disso, existem outras opções de bolsas e financiamento, sendo algumas: 

Fundação Estudar - Este programa oferece aos estudantes de até 34 anos bolsas de estudo para apoiá-los nos estudos de graduação, intercâmbio de pós-graduação, pós-graduação e educação executiva.

O Instituto Ling/EAGV-LLM - O Instituto oferece bolsas parciais para brasileiros que foram aceitos em um programa de mestrado nos Estados Unidos ou na Europa e podem demonstrar a necessidade de financiamento. Os montantes individuais de financiamento variam, mas um prêmio típico é de aproximadamente $5.000 - $10.000 dólares. 

O Fundo Rowe (Organização dos Estados Americanos) - Empréstimos sem juros para ajudar os cidadãos dos Estados membros da OEA da América Latina e Caribe a financiar estudos nos Estados Unidos.

Associação Americana de Mulheres Universitárias (AAUW) - A AAUW ajuda as mulheres em todo o mundo a romper as barreiras e perseguir seus sonhos de obter diplomas de pós-graduação ou causar impacto em suas comunidades. As Bolsas Internacionais são concedidas para estudos em tempo integral nos EUA a mulheres que não são cidadãs americanas ou residentes permanentes no valor de $18.000 (Master's/First Professional Degree Fellowship).

Nomad Credit - A Nomad Credit ajuda estudantes internacionais a pesquisar e comparar opções de empréstimos para a educação (empréstimos estudantis), incluindo opções para estudantes que tenham um fiador nos EUA ou para aqueles em busca de um diploma de pós-graduação. Os funcionários da Nomad irão ajudar você a encontrar um empréstimo para sua educação gratuitamente!

Prodigy Finance - A Prodigy Finance oferece empréstimos a estudantes internacionais de pós-graduação que frequentam as melhores universidades. Através de sua plataforma comunitária, ex-alunos, investidores de impacto e outras entidades privadas qualificadas investem nos líderes de amanhã ao mesmo tempo em que obtêm um retorno financeiro e social.

MPOWER Financing - A MPOWER Financing é uma financiadora de primeira linha que oferece empréstimos estudantis internacionais sem fiadores, garantias ou histórico de crédito para cidadãos globais, além de bolsas e orientação para a carreira profissional.

Como se candidatar ao LL.M?

Diferente do Brasil, as universidades estrangeiras utilizam um processo seletivo holístico. A palavra “holístico” vem do termo grego holos, que significa "todo" ou "inteiro". Portanto, as universidades estrangeiras entendem que o estudante deve ser avaliado por completo. Esse processo, chamado de application, é composto por diversas etapas e preparação de materiais. Estes documentos garantirão que sua candidatura esteja completa e cada universidade tem seu próprio conjunto de documentos necessários, mas, em geral, a maioria dos programas exigirá:

Formulário de inscrição na universidade
Pagamento de taxa de aplicação (se houver)
Histórico escolar e Diploma do Bacharelado em Direito
Personal Statement (Declaração Pessoal)
Cartas de recomendação
Curriculum Vitae (CV)
Resultados do teste de proficiência em inglês (se o inglês não for seu idioma nativo)

Estes documentos não garantem que você será aceito, mas quanto mais detalhados e melhores forem, maiores são suas chances de ser admitido.

Assessoria para admissão no programa de LL.M 

Devido a esse método avaliativo complexo, é importante ter suporte e auxílio especializado para que você tenha um material competitivo e diferenciado. A GET YOUR LL.M é uma consultoria criada por duas advogadas brasileiras que fizeram o LL.M no exterior e hoje trabalham fora do país na área jurídica. A consultoria auxilia você em todo esse processo, desde a escolha das universidades até o envio final das candidaturas. Para saber mais, entre em contato direto por email getyourllm@gmail.com, ou através do Instagram @getyourllm.

Por: 

Iasmin Queiroz é advogada no Brasil e foi admitida com merit-based scholarship em 08 universidades renomadas nos Estados Unidos e na Europa para o curso de LL.M. Assim como também possui experiência de estudo na Austrália e na França. Iasmin é poliglota (inglês, espanhol, francês e alemão) e graduada no LL.M focado em Direito Empresarial Internacional na Suíça e é Corporate Compliance & Mergers & Acquisitions Manager em uma fintech suíça.

Yasmin Souza é advogada no Brasil e foi admitida com merit-based scholarships em 07 universidades renomadas nos Estados Unidos para o curso de LL.M, assim como também possui experiência de estudo na Inglaterra. Yasmin cursou o LL.M na Loyola Law School em Los Angeles na Califórnia e se graduou em maio de 2019. Atualmente, Yasmin mora em Los Angeles e é Legal Assistant na Amazon.

2/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. The citation of the
    resigned for the room. Its spacious look is doe for the offers. Matter is done for the host of the chunks.

    ResponderExcluir
  2. The thing is held for the ornaments
    path is fit for the formation of the joy for the lake features for the citizens.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima