Médico deve respeitar sigilo profissional e não pode denunciar paciente por aborto, decide STJ

Via @estadao |O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta terça-feira, 14, que médicos não podem denunciar pacientes por abortos clandestinos.

No Brasil, o aborto legal é permitido apenas em casos exepcionais, como de violência sexual e se a gestação oferecer risco à vida da mãe, até a 20.ª semana de gestação.

Os ministros da Sexta Turma concluíram que os médicos precisam respeitar o sigilo profissional.

Relator do caso, o ministro Sebastião Reis Júnior disse que o médico é 'confidente necessário' e, por isso, está 'proibido de revelar segredo de que tem conhecimento em razão da profissão intelectual, bem como de depor sobre o fato'.

A decisão inédita foi tomada na análise de um processo de Minas Gerais.

O caso aconteceu em 2014. A mulher estava grávida de 16 semanas e teria tomado um remédio abortivo. Ela precisou ser internada e o médico responsável denunciou o caso à Polícia. Ele compartilhou o prontuário da paciente, para comprovar as acusações, e serviu como testemunha no processo.

O STJ trancou a ação penal contra a mulher por considerar que as provas reunidas no processo são ilícitas.

"A instauração do inquérito policial decorreu de provocação da autoridade policial por parte do próprio médico, que, além de ter sido indevidamente arrolado como testemunha, encaminhou o prontuário médico da paciente para a comprovação das afirmações; encontra-se contaminada a ação penal pelos elementos de informação coletados de forma ilícita, sendo, portanto, nulos", escreveu o relator.

Fonte: estadao.com.br

7/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. An interesting content to read and it is useful too. Thanks for sharing this good post. Keep sharing more good blogs. Protection Order Virginia

    ResponderExcluir
  2. Thanks for sharing beautiful content. I got information from your blog.keep sharing. Abogados Divorcio Roanoke VA



    ResponderExcluir
  3. Awww, very good blog. Really i enjoyed it very much. Very informative also. Thanks for sharing this blog. Keep sharing.
    Custom software development are called upon by organizations in need of applications with special features and functionality to design and custom software development company in Dubai.

    Software Development Methodologies
    Software Development Company Dubai
    Custom Software Development Solutions
    Custom Software Solutions
    Custom Software Development
    Custom-Built Software
    Customized Software
    Customized Software Solutions
    Custom Software Development Company

    ResponderExcluir
  4. Respeitar o sigilo profissional é fundamental, e a decisão do STJ sobre o aborto legal no Brasil destaca a importância desse princípio. Proteger a confidencialidade médica é crucial.
    Careless Driving Ticket New Jersey

    ResponderExcluir
  5. I had the privilege of working with the Criminal Defense Lawyer in Fairfax VA, and I couldn't be more satisfied. Their commitment to clients is remarkable, providing comprehensive legal support with a focus on results. If you're in need of a reliable and skilled defense attorney, look no further!

    ResponderExcluir
  6. "STJ: Médico, Sigilo Profissional e Aborto de Pacientes" oferece uma análise profunda sobre a complexa interseção entre ética médica, sigilo profissional e o tema sensível do aborto. O autor explora as nuances legais e éticas envolvidas nesse contexto, fornecendo insights valiosos para profissionais da saúde e juristas. É um recurso informativo e ponderado que promove uma reflexão aprofundada sobre questões cruciais relacionadas aos direitos das pacientes e às responsabilidades dos médicos. A postagem estimula um diálogo construtivo sobre um assunto controverso, ressaltando a importância de encontrar um equilíbrio entre o dever de confidencialidade e o cuidado adequado com os pacientes. Em suma, uma contribuição significativa para o debate em torno de questões éticas e legais na prática médica.
    New York State Divorce Documents





    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima