Em São Luís, a Ordem conversou com o secretário de segurança pública do Maranhão, Maurício Martins. O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira, 25/04.
"Estamos empenhados e colocando toda a equipe da Polícia Civil para elucidar e prender os assassinos dos advogados Ronaldo de Oliveira Sousa Rêgo e Ricardo Luz. Muito em breve teremos a prisão dos autores do crime", afirmou o secretário.
Em dezembro de 2022, houve o assassinato do advogado Ricardo Luz, no município de Grajaú. A Justiça decretou a prisão preventiva de Raimundo Nonato Araújo de Sousa, conhecido como Magno, apontado pelas investigações policiais como mandante da execução do advogado. Magno encontra-se foragido.
"Precisamos garantir um ambiente seguro para que cada advogado e advogada exerça sua profissão com a certeza de que retornará para suas famílias", expressou o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva.
Reforçando a declaração do presidente Kaio, o procurador das Prerrogativas da OAB/MA, Valdênio Caminha, afirmou que “o Maranhão não pode se tornar uma terra de assassinatos de advogados".
Também estiveram presentes na reunião em São Luís, a presidente da Comissão de Assistência, Defesa e Prerrogativas do Advogado, Sandra Macedo; o vice-presidente da mesma comissão, ngelo Calmon; a presidente da Comissão de Segurança Pública e Cidadania, Vaneska Castro; o delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Jair Paiva, e outras autoridades da Segurança Estadual.
No município de Caxias, a presidente da Subseção, Amanda Glauca, conversou com o Delegado de Homicídios da cidade para tratar das investigações do assassinato do advogado Ronaldo Oliveira Sousa Rêgo.
Para a presidente, trata-se de um assassinato não somente contra o advogado, mas contra toda a advocacia. “Não podemos permitir, em hipótese alguma, qualquer tipo de agressão contra advogados, seja ela física ou moral, principalmente durante o exercício de sua profissão”, comunicou Amanda.
Fonte: oabma.org.br