Membro da diretoria do instituto, pediu que todos os judeus presidentes de comissões do IAB fossem demitidos. “Devem ser expulsos, eliminados”, disse Jordão Filho, que reclamava do fato de a Federação Israelita do Rio de Janeiro ter acionado a OAB sobre outras manifestações antissemitas que ele já havia proferido.
No discurso no IAB ele também comparou ao holocausto o que acontece na Guerra no Oriente Médio, chamando os israelenses de nazistas. Os judeus foram as principais vítimas do nazismo.
Alguns membros do instituto tentaram interromper o discurso de Jordão Filho, mas a presidência da sessão permitiu que o advogado continuasse, dizendo que ele vai “assumir as consequências disso”.
O IAB informou, em nota na quinta-feira (21), que iniciou um procedimento administrativo contra Jordão Filho e lamentou as declarações, que “ferem a dignidade de todos os envolvidos direta ou indiretamente com a triste fala”. Segundo instituto, o procedimento servirá “para garantir a integridade e a reputação do IAB, como também assegurar o efetivo cumprimento de seus valores fundamentais”.
A seção paulista da OAB também disse repudiar as declarações e pediu que “as autoridades competentes” investiguem o caso e adotem “todas as medidas cabíveis conforme a legislação vigente, a fim de coibir tais atitudes e garantir que a justiça seja efetivamente realizada”.
O Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro (Sinsa) comentou que as declarações são “inaceitáveis, violam os princípios éticos e morais que regem a atuação dos profissionais do direito e a convivência em sociedade”.
“A advocacia, em sua essência, deve ser exercida com base na ética, no respeito mútuo e na defesa intransigente dos direitos humanos, combatendo qualquer forma de discriminação, seja ela racial, religiosa, de gênero, ou de qualquer outra natureza”, completa a nota, divulgada neste sábado (23) e assinada pela presidente do sindicato, Gisela da Silva Freire.
A CNN busca contato com Hariberto de Miranda Jordão Filho para comentar a reação a suas falas.
Fonte: CNN