Ministro Alexandre de Moraes é finalista do Prêmio Jabuti; conheça a obra

ministro alexandre moraes finalista premio jabuti conheca obra
Via @portalr7 | O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes é finalista do Jabuti Acadêmico, prêmio da Câmara Brasileira do Livro (CBL) que congratula títulos científicos de 25 categorias como artes, economia, direito e filosofia.

Professor-titular de direito eleitoral da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, onde se graduou em 1990 e se tornou doutor em direito de Estado em 2000, Moraes concorre com o livro Democracia e Redes Sociais: o Desafio de Combater o Populismo Digital, da editora Atlas.

A obra tem 352 páginas e é vendida pela bagatela de R$ 199 — em promoção online, sai por R$ 167,16.

Nela, Moraes fala da instrumentalização das redes sociais e da atuação das “milícias digitais” — tratadas como instrumentos de “corrosão da democracia” no contexto da comunicação entre os eleitores e seus representantes.

Em sua análise, o ministro detalha como o que chama de “populismo digital extremista” tem se aproveitado das redes sociais e dos serviços de mensagens privadas para corroer os pilares da democracia.

Moraes cita ainda a necessidade de uma reflexão sobre a necessidade de regulamentação das plataformas digitais, especialmente nos períodos eleitorais. E ganha relevância ainda maior às vésperas das eleições presidenciais de 2026.

Premiação será em agosto

Também concorrem ao Jabuti o ex-ministro da Fazenda Luiz Carlos Bresser-Pereira (na categoria economia), a antropóloga e historiadora Lilia Moritz Schwarcz (história e arqueologia), a crítica literária Eurídice Figueiredo (letras, linguística e estudos literários) e o físico Marcelo Gleiser (divulgação científica).

Os vencedores do 2º Prêmio Jabuti Acadêmico serão anunciados no dia 5 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

Fonte: R7

Anterior Próxima