Os responsáveis também poderão ver as configurações que o adolescente definiu para a sua conta: se o download de vídeos por terceiros está habilitado, se outras pessoas podem republicar os vídeos, se a lista de seguidores está visível e quais tópicos foram escolhidos por ele para moldar o feed.
Segundo o TikTok, as opções são desativadas por padrão para adolescentes de 13 a 15 anos.
Os novos alertas para pais de adolescentes fazem da Sincronização Familiar, área de controle parental da plataforma. Eles serão ativados por padrão para quem habilitar a sincronização a partir de agora, mas quem já usa o recurso deverá ativar as novas notificações manualmente (veja abaixo como ativar).
O TikTok afirmou que a nova configuração tem como objetivo manter os pais informados e incentivar conversas abertas sobre o que os adolescentes estão postando — sem interferir na criatividade ou independência deles.
"Seguimos fornecendo às famílias um conjunto de ferramentas para estimular diálogos abertos e contínuos sobre suas experiências online. Para aprofundar essas conversas, começamos a introduzir novos recursos de Sincronização Familiar, que dão mais visibilidade sobre as atividades das contas dos adolescentes", disse o TikTok, em comunicado.
Como ativar proteção no TikTok
1. Toque em "Perfil" na parte inferior;
2. selecione o menu (☰);
3. clique em "Configurações e privacidade";
4. selecione "Sincronização Familiar" e clique em "Continuar";
5. indique se esse é o celular de "Pai/mãe" ou do "Adolescente" e confirme em "Avançar";
6. faça o mesmo caminho no outro celular, escaneie o código da plataforma e clique em "Vincular contas".
Pais que já ativaram o controle precisam ativar o novo recurso para receber as notificações. Para isso, é preciso acessar a área de "Configurações e privacidade", tocar em "Sincronização Familiar" e ativar a funcionalidade.
Por Redação g1
Fonte: g1