Feed mikle

‘Olha a tua cor’: torcedora do Avaí grita falas racistas e xenofóbicas a torcedores do Remo; VÍDEO

torcedora avai falas racistas xenofobicas torcedores remo video
[ Assista AQUI ] Via @portalg1 | Uma torcedora do Avaí gritou falas racistas e xenofóbicas durante a partida contra o Remo, do Pará, no último sábado (15) no estádio da Ressacada, em Florianópolis. Em uma filmagem amplamente repercutida nas redes sociais, ela aparece dizendo frases como "olha a tua cor" e "vão embora de jegue?".

Um homem que estava perto da torcedora, vestido com uma camiseta escura, também grita frases xenofóbicas, enquanto outro, vestido de amarelo, a alerta sobre as agressões.

A mulher foi identificada como Ana Costa, que se manifestou através da advogada, dizendo que o episódio "não reflete seus valores pessoais" e que não possui qualquer tipo de preconceito, mantendo profundo respeito por paraenses e catarinenses (confira a nota na íntegra).

A ação criminosa motivou manifestação de diversas entidades, inclusive com a abertura de procedimento pela 40ª Promotoria de Justiça do Ministério Público (MPSC) para apurar "possível crime de racismo em decorrência de suposta xenofobia".

Avaí repudiou os atos e lamentou o ocorrido, reiterando que está alinhado com as autoridades e repassando informações. Disse também que o "racismo é um crime grave que não pode ser tolerado dentro ou fora dos estádios".

Sobre os dois torcedores, o clube informou após a identificação eles terão os acessos aos eventos do clube, como jogos e atividades, suspensos por tempo indeterminado (leia a nota completa abaixo).

O que a mulher grita no vídeo?

No vídeo, a mulher aparece na torcida do Avaí gritando e rindo. Ela diz frases direcionadas a torcedores do Remo como:

• "Vão embora de jegue?"

• "O que é que tem no Pará? Seu feio!"

• "Gastou o salário para vir, agora vai embora a pé"

• "O prefeito não quer aqui em Floripa tu" (em alusão ao vídeo feito por Topázio Neto sobre o trabalho da assistência social na rodoviária de Florianópolis)

• "Olha a tua cor"

• "Pobre aqui não fica"

• "Quer comer? Está com fome? Ali tem a comidinha de graça"

Torcedora do Avaí grita falas racistas e xenofóbicas a torcedores do Remo — Foto: Reprodução

O que disse o Remo e as federações de futebol?

Também em nota, o Clube do Remo repudiou os atos e classificou como "repugnante e uma clara manifestação de racismo e intolerância", exigindo punição aos responsáveis.

"O racismo e a xenofobia são crimes e precisam de uma resposta à altura da gravidade dos fatos ocorridos. É preciso, ainda, reiterar o compromisso do Clube na luta contra qualquer tipo de discriminação, sendo tais condutas incompatíveis com os valores e história do clube que se orgulha de representar a região norte e, principalmente, o estado do Pará".

A Federação Paraense de Futebol (FPF) também lamentou o ocorrido e informou que acionou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação Catarinense de Futebol (FCF).

"As cenas divulgadas mostram um pequeno grupo de indivíduos praticando atos criminosos contra torcedores paraenses e nortistas. São condutas desprezíveis, que atacam não apenas as vítimas, mas toda a sociedade brasileira".

A FCF, por sua vez, lamentou profundamente o ato racista e xenofóbico, reiterando o caráter criminoso e cobrando respostas: "As pessoas autoras dos atos precisam ser punidas".

"O futebol é um instrumento de integração, confraternização e lazer para as pessoas. Tudo o que for contra o bem-estar dos torcedores e envolvidos na modalidade ou em qualquer outro esporte, não pode fazer parte do ambiente", diz em nota.

O que diz o Avaí

Confira a nota do Avaí na íntegra:

O Avaí Futebol Clube reitera seu posicionamento de repúdio inequívoco e total à conduta racista e xenófoba manifestada por uma torcedora durante a partida entre Avaí x Remo.

O racismo é um crime grave que não pode ser tolerado dentro ou fora dos estádios.

Por isso, queremos esclarecer à nossa torcida e à sociedade as ações que estão sendo tomadas e que reforçam nossa postura:

Identificação e Acompanhamento:Tão logo tivemos ciência do ocorrido, iniciamos o processo de identificação da pessoa responsável. Estamos em total colaboração com as autoridades competentes para que as investigações sejam concluídas e as sanções legais, aplicadas.

Medidas Internas: Após a identificação, a torcedora terá seu acesso aos eventos do clube, como jogos e atividades, imediatamente suspenso por tempo indeterminado.

Compromisso Social: O Avaí não se exime de sua responsabilidade social. Reafirmamos nosso compromisso de promover ações e campanhas educativas para combater o racismo e todas as formas de discriminação. É nosso dever usar o alcance do futebol para construir uma sociedade mais justa e igualitária.

O Avaí Futebol Clube é um espaço de paixão e união. Atos racistas de indivíduos não representam a grandeza e os valores da nossa torcida. Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista.

O que diz a defesa da mulher flagrada no vídeo?

NOTA À IMPRENSA

A defesa de Ana Costa, torcedora do Avaí Futebol Clube, vem a público esclarecer os fatos relacionados ao vídeo que circula nas redes sociais.

O registro divulgado não retrata quem Ana é, nem seu comportamento habitual. Durante a partida realizada em 15/11/2025, no Estádio da Ressacada, diversos conflitos paralelos ocorreram no interior do estádio, gerando um ambiente de tensão que alterou o estado emocional de muitos torcedores, incluindo Ana.

Especificamente quanto ao episódio divulgado, é importante esclarecer que Ana foi alvo de agressões verbais e ataques pessoais momentos antes. Parte desses acontecimentos não aparece nas gravações, que mostram apenas um recorte isolado e incompleto da situação.

O que se vê no vídeo decorre de uma agressão mútua e pontual, envolvendo pessoas específicas, e não representa qualquer manifestação dirigida à torcida do Remo ou aos paraenses de maneira geral.

Ana Costa reforça que não possui qualquer tipo de preconceito, mantendo profundo respeito por paraenses e catarinenses, bem como pelas torcidas do Avaí e do Clube do Remo. Lamenta profundamente o ocorrido e esclarece que jamais teve a intenção de ofender qualquer pessoa ou torcida.

Desde já, Ana manifesta publicamente seu pedido de desculpas a todos que se sentiram atingidos, reafirmando que o episódio não reflete seus valores pessoais. Por fim, coloca-se à disposição das autoridades competentes para quaisquer esclarecimentos necessários.

São José/SC, 18 de novembro de 2025.

Assista e comente no Instagram:

Por Joana Caldas, Thiago Fontoura, g1 SC e NSC TV
Fonte: g1

Anterior Próxima