No curso de inquéritos policiais distintos, foram identificados dois grupos de estelionatários oriundos da Zona Leste da capital paulista.
Como resultado, foram decretadas cinco prisões preventivas e expedidos dez mandados de busca e apreensão, todos cumpridos em São Paulo, além de ordens judiciais de sequestro de valores.
Entenda o caso:
• As investigações tiveram início em julho do ano passado, após dois moradores de Taguatinga (DF) receberem contatos de indivíduos que se passavam por advogados.
• Os criminosos possuíam informações detalhadas sobre processos judiciais das vítimas e solicitaram o pagamento de supostas taxas para liberação de valores.
• Ao acreditarem na fraude, as vítimas realizaram transferências nos montantes de R$ 30 mil e R$ 50 mil.
Veja prints das mensagens:
Acesso aos e-mails de advogados
Inicialmente, o grupo obtinha acesso aos e-mails de advogados por meio de senhas vazadas na internet. Em seguida, realizava a recuperação de senha no sistema PJe, passando a controlar os acessos às plataformas de consulta processual.
Os investigados responderão pelos crimes de estelionato (fraude eletrônica), lavagem de capitais e organização criminosa, permanecendo à disposição da Justiça após o cumprimento das ordens judiciais.
A coluna Na Mira entrou em contato com o TJDFT. O espaço segue aberto para posicionamentos.
Por Larice de Paula
Fonte: metropoles.com






