A homenagem foi aprovada nesta quinta-feira (5) pelo plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
A proposta foi apresentada pelo presidente em exercício da Casa, deputado Guilherme Delaroli (PL), que afirmou que o título é uma forma de reconhecer a persistência da cientista e o trabalho desenvolvido na universidade pública brasileira.
Quem é Tatiana Sampaio?
Tatiana é professora associada da UFRJ desde 1995 e chefia o Laboratório de Biologia da Matriz Extracelular no Instituto de Ciências Biomédicas.
A cientista é graduada, mestre em Biofísica e doutora em Ciências pela universidade, além de ter realizado pós-doutorado na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, e em instituições de pesquisa na Alemanha.
Há mais de 25 anos, a pesquisadora se dedica ao estudo da regeneração do sistema nervoso, investigando como proteínas podem modular o comportamento das células para recuperar conexões nervosas.
Entre os resultados dessas pesquisas está a polilaminina, uma molécula derivada da laminina — proteína natural do corpo — que pode ajudar no tratamento de lesões medulares. A substância foi desenvolvida em estudos liderados por Tatiana.
Em fevereiro de 2026, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o início da fase 1 de testes clínicos em humanos para avaliar a segurança da polilaminina.
Apesar do entusiasmo em torno da descoberta, especialistas ressaltam que a substância ainda é experimental e não pode ser considerada uma cura até a conclusão de todas as etapas de testes clínicos.
Por g1 Rio
Fonte: g1
