Durante a audiência, o juiz perguntou ao trabalhador se ele tinha filhos. Ao apontar para a advogada, ele respondeu: “a doutora aqui é minha filha”. Na sequência, Dhandara completou: “depois de muita luta, nos formamos”.
O registro provocou emoção na web. Segundo Dhandara, o pai buscava na Justiça o reconhecimento do direito à aposentadoria, após anos de atividade no campo.
Agricultor teve pedido negado pelo INSS
Natural da região de Jerumenha, no Piauí, Benvindo dedicou a maior parte da vida ao trabalho no campo. Ele nasceu e cresceu na comunidade Brejo da Sinharinha e se tornou vaqueiro ainda jovem. Segundo a filha, mesmo nos períodos em que teve empregos formais, ele continuou ligado às atividades rurais.
“Esses empregos nunca mudaram a essência de trabalhador rural dele. Mesmo durante os vínculos empregatícios, ele permanecia na roça, onde construiu a maior parte da sua história de vida e de trabalho”, explicou Dhandara.
Em janeiro de 2025, ao atingir a idade necessária, Benvindo entrou com o pedido de aposentadoria rural junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O benefício foi negado inicialmente.
Filha apresentou provas da atividade rural
Após a negativa, Dhandara assumiu a defesa do pai e reuniu documentos, provas e testemunhos para comprovar o histórico de trabalho no campo. Durante a audiência, o agricultor relatou sua trajetória, enquanto a advogada apresentou os elementos que sustentavam o pedido.
“Meu pai contou sua história e eu pude detalhar as provas. Ao final, o juiz reconheceu que ele realmente era lavrador e confirmou seu direito à aposentadoria”, afirmou.
Após a decisão favorável, o benefício passou a ser pago.
Repercussão nas redes sociais
Dhandara contou que não esperava a proporção que o vídeo alcançaria. Segundo ela, a publicação tinha inicialmente o objetivo de registrar um momento importante da atuação profissional.
“Quando decidi gravar a audiência do meu pai, o meu único intuito era registrar um momento que tinha um valor imenso para mim enquanto filha e profissional. Nunca imaginei que essa história alcançaria tantas pessoas”, disse.
A advogada declarou ainda que recebeu mensagens de pessoas que se reconheceram na história.
“Se esse vídeo fez alguém acreditar novamente que vale a pena lutar pelos seus direitos, então ele já cumpriu um propósito muito maior do que eu poderia imaginar”, finalizou.
Por Caroline Vitorino, g1 PI
Fonte: g1
