Lula defende reforma no STF: “Ninguém pode ficar 40 anos no cargo”; saiba mais

lula defende reforma stf ninguem pode ficar 40 anos cargo
Via @metropoles | O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, nesta quinta-feira (10/9), mudanças na estrutura do Poder Judiciário e afirmou que é preciso discutir a duração de mandatos para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o petista, a permanência de magistrados por décadas no cargo pode contribuir para uma concentração excessiva de poder.

“Eu, sinceramente, hoje acho que é preciso a gente discutir um mandato para a Suprema Corte. Ninguém pode ficar 40 anos no mesmo cargo”, afirmou Lula em entrevista ao SBT, realizada no Palácio da Alvorada.

Durante a entrevista, Lula argumentou que a crise institucional na Corte reforça a necessidade de discutir mudanças no funcionamento do Judiciário. “Se a Suprema Corte virar uma balbúrdia, ninguém confia em ninguém, ninguém conversa com ninguém, todo mundo acusa todo mundo, o presidente tem que assumir o presidencialismo e colocar ordem na casa”, declarou.

O petista também defendeu a criação de critérios que limitem a atuação de integrantes do Judiciário. “É preciso criar critérios, porque, senão, as pessoas vão virando deuses e acham que podem tudo”, completou.

Por Madu Toledo, Alice Groth
Fonte: metropoles.com

Anterior Próxima