Notícias

Curiosidades

Dicas

Artigos

O estresse pode causar depressão, colesterol alto e hipertensão: Veja 10 dicas para combatê-los

goo.gl/ejTpDc | O estresse é responsável por muitos males. Ele pode contribuir para o desenvolvimento de doenças como a depressão, o colesterol alto, a hipertensão, podendo levar até mesmo a doenças cardiovasculares mais graves. Combatê-lo é importante para sua saúde física, mas também para a saúde emocional e dos seus relacionamentos pessoais e profissionais.

Para combater o estresse, veja 10 dicas que podem ajudar você:

1) Planeje seu dia

Não basta apenas organizar as suas tarefas em uma lista. Pode acontecer de você não conseguir cumprir todas e levar essas preocupações para casa. Para resolver ou evitar essa situação, determine soluções específicas para cada uma das pendências antes de sair do escritório. Assim, você já terá em sua mente quais são suas prioridades no dia seguinte e não terá que pensar nisso durante seu período de descanso.

2) Mentalidade

Outro aspecto muito importante é a questão de sua mentalidade e perspectiva sobre os fatores que causam o estresse. Além de identificá-los, você deve procurar motivos positivos e soluções dentro si para que resolva essas situações de maneira equilibrada e serena. Concentre-se naquilo que realmente importa e sinta suas frustrações de maneira que o controle esteja em suas mãos e não nas de seus sentimentos.

3) Ouça música

A música tem poderes incríveis sobre nossas emoções. Ela pode nos motivar, entristecer, animar, confortar, etc. Aproveite essas características para combater o estresse e para mantê-lo longe de sua mente e saúde.

4) Alimentação

A alimentação contribui muito para o humor. Comidas gordurosas ou artificiais podem contribuir para a irritação das pessoas. Uma dieta equilibrada traz conforto físico e satisfação suficientes para manter você saudável e bem disposto.

5) Extravase

Quando você estiver realmente estressado, cansado ou nervoso, não acumule ou guarde essas emoções. Você corre o risco de descontar ou explodir em outras pessoas, por erros mínimos ou até mesmo por nenhum erro, apenas para desabafar. Faça exercícios físicos, saia para dançar, durma, enfim, encontre uma atividade que deixe você extravasar todas as emoções negativas.

6) Convívio

O relacionamento com outras pessoas e também com a natureza é muito importante para sua saúde emocional. Conversar, brincar, nadar, tudo isso faz parte das necessidades do ser humano e contribuem para seu equilíbrio psicológico e físico.

7) Separe um tempo

Se você identifica uma causa específica para seu estresse. Separe um tempo durante seu dia para lidar especialmente com ela. Se necessário, faça isso durante certo período, por exemplo, se você está estressado por falta de sono ou de exercícios, concentre-se para que, ao menos uma vez por dia, você possa descansar ou se exercitar.

8) Facilite os processos

Algumas coisas demandam mais atenção do que outras. Saber quais podem ser feitas de maneira automática e quais precisam de mais investimento é essencial para a manutenção de sua rotina. Deixe as coisas que puder fazer no “piloto automático” para os períodos do dia que menos produz.

9) Evite a procrastinação

Nada como o hábito para validar práticas ruins. Se você costuma deixar as coisas para a última hora, mude seu comportamento. Outros hábitos prejudiciais também devem ser eliminados ou transformados para que auxiliem você em sua rotina e não sirvam como fonte de preocupação.

10) Veja o cenário completo

Quando enfrentamos períodos difíceis e muito estresse, costumamos nos concentrar completamente nos problemas e deixamos de ver todas as circunstâncias e aspectos que envolvem essa situação. Enxergar o cenário completo é importante, pois tira sua perspectiva das coisas mínimas e pequenas e ajuda você a enxergar aquilo que está mais longe, mas também faz parte do problema.

Fonte: noticias universia 

Nenhum comentário :

Agradecemos pelo seu comentário!