Jornal Nacional destaca papel da advocacia contra ditadura militar

O ato público Para Não Repetir, realizado pela OAB na segunda-feira (31), foi destaque na edição do “Jornal Nacional”, o principal telejornal do país. O noticiário mostrou a homenagem realizada pela Ordem aos advogados que atuaram contra a ditadura militar que governou o país por mais de 20 anos e cujo golpe completou 50 anos. Assista à reportagem: clique aqui.

Em entrevista veiculada no telejornal, o presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, afirmou que “os advogados foram além dos autos dos processos, eles denunciaram a tortura”. Também foi exibido trecho do discurso do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, no ato público Para Não Repetir. Cardozo pediu desculpas, em nome do governo, pelos abusos cometidos durante a ditadura militar.

O “Jornal Nacional” também abordou a revisão da Lei da Anistia, uma das bandeiras da Ordem dos Advogados do Brasil. No plenário do Congresso Nacional, três senadores pediram a revisão da lei que perdoou crimes políticos cometidos durante os anos de chumbo: João Capiberibe (PSB-AP), Ana Rita (PT-ES) e Randolfe Rodrigues (Psol-AP). Segundo Rodrigues, “o contexto histórico é outro, o momento político é outro” e é uma “imposição histórica a Lei da Anistia”. O Congresso também prestou homenagem a ex-presos políticos e a personagens do governo João Goulart, deposto pelos militares em 1964.

Fonte: OAB

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima