Faça valer seus direitos: crescem canais para consumidor registrar queixas

Formalizar uma reclamação contra operadoras de telefonia, internet e tv pode ser feita diretamente no site da Anatel. Problemas com operadoras de TV a cabo, telefone e internet afligem muitos consumidores pela dificuldade na solução. Mas a boa notícia é que tem crescido os canais disponíveis para reclamação, como o Procon, Anatel, Reclame Aqui, fora ouvidorias das prestadoras do serviço, além das redes sociais. E eles aumentam as chances de retorno.

A maior oferta de ferramentas de reclamação, no entanto, não é garantia de sucesso. A jornalista Lívia Komar já utilizou todos esses canais para tentar resolver seus problemas com a empresa que contratou para os serviços de TV a cabo e internet.

“Há dois meses pedi a troca do meu pacote por um mais simples e mais barato. Mas, para minha surpresa, a fatura veio com um valor mais alto do que o anterior”, conta.

Lívia abriu uma reclamação na Central da empresa e foi informada que alguém entraria em contato.

“Fez dez dias e nada. Liguei novamente na Central e a surpresa: a atendente me garantiu que ligaram para mim e eu admiti o erro, atitude que me deixou profundamente perplexa e revoltada”, diz.

Ela se deslocou até a sede da empresa, em Ribeirão, para um atendimento pessoal, mas ainda assim não conseguiu resolver o problema. “Então registrei uma reclamação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)”, conta.

Valor

Em poucos dias, a Anatel entrou em contato com ela informando que ouviu a gravação e que a falha foi da empresa. “Disseram que vão reembolsar o valor pago a mais e que a próxima fatura já virá correta. Vamos aguardar”, frisa.

E esse não foi a primeira vez que Lívia teve problemas com empresas de telefonia e internet. Há seis anos ela pagou uma parcela em duplicidade, e a empresa não devolveu o dinheiro. Como resultado, a jornalista entrou com um processo contra a empresa, que ainda está em andamento.

“Na época, reclamei via Twitter, Reclame Aqui, Anatel e absolutamente nada foi resolvido. Minhas reclamações em redes sociais nem ao menos eram respondidas”, conclui.

Reclame Aqui: 30 mil cadastros locais

Outro canal de reclamação muito utilizado pelos consumidores é o site Reclama Aqui. Gratuito, segundo a empresa o site recebe 12 milhões de visitas por mês e possui cerca de 10 milhões de usuários cadastrados.

O site tem mais de 30 mil usuários cadastrados em Ribeirão Preto, conforme a empresa. E das mais de 36 mil reclamações feitas por esses consumidores, mais de 11 mil foram solucionadas.

“Os clientes enfrentam dificuldades em solucionar os problemas nos canais que as próprias empresas oferecem, então buscam nossa ajuda”, afirma Diego Campos, diretor de Operações do Reclame Aqui.

Para efetuar uma reclamação no site é preciso preencher um cadastro e registrar o problema.

Reclamante não deve exagerar

Hoje, muitas pessoas utilizam as redes sociais e as alternativas de marcar as empresas nas postagens para reclamar.

Mas é preciso tomar cuidado com os exageros para a reclamação não acabar gerando um processo contra o reclamante.

“Apesar de ser livre para manifestar sua indignação, o consumidor deve tomar cuidado com exageros, pois as empresas também gozam de direitos de personalidade”, explica o advogado Fernando Corrêa da Silva Filho.

Segundo ele, o consumidor deve tomar cuidado para não extrapolar o seu direito de liberdade de expressão e violar o direito de personalidade da empresa.

“O usuário deve ter bom senso e se ater, na reclamação, apenas aos fatos efetivamente ocorridos, sem qualquer desvirtuamento da realidade e ofensa à empresa”, frisa.

O advogado lembra ainda que a indenização por dano moral é medida pela extensão do dano. “Ou seja, a reclamação realizada pelas redes sociais possui alcance maior e, portanto, aumenta a extensão do dano”, explica.

“Esse fato terá enorme relevância no momento da fixação pelo juiz da quantia indenizatória na ação judicial”, completa.



Fonte; jornalacidade.com.br
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