Como estudar em grupo pode aumentar suas notas

http://goo.gl/GA2QIo | Estudar é uma tarefa difícil. Mesmo que você tenha facilidade em aprender, desenvolver hábitos de estudo firmes depende de sua concentração, disciplina, comprometimento e responsabilidade. Uma dica para quem tem mais dificuldades é estudar em grupo. Mesmo que você não goste de estudar diretamente com seus colegas, estar em uma sala onde todas as pessoas estão concentradas pode servir como fator de motivação para que você mesmo aprimore seu aprendizado.

Essa técnica de estudos é proveitosa não apenas para provas e testes, mas também para seu desenvolvimento em debates e trabalhos escolares. Isso pode acontecer principalmente por dois motivos. Primeiramente, porque estudar com outras pessoas exige que os alunos alterem ou repensem suas opiniões e maneiras antigas de pensar. Segundo, pois faz com que os estudantes mudem seus padrões de comportamento menos eficientes ou ociosos.

Em um ambiente onde todos estão aplicados e concentrados, é menos provável que você procrastine, ou seja, fique “enrolando” para fazer o que precisa. Além disso, em um grupo você também é encorajado a falar as coisas em voz alta ao invés de apenas lê-las, seja para ajudar um colega ou para fazer perguntas. Ao falar ou ouvir outras pessoas, você aprimora sua memória e tem mais facilidade para lembrar-se das coisas nos dias das provas ou quando for necessário.

Estudar com outras pessoas também pode ajudar você a ser mais organizado. Ao marcar datas, prazos e suas anotações, você irá perceber que com as coisas organizadas será muito mais fácil de completar as tarefas, se preparar e evitar atrasos.

Outros benefícios que o estudo em grupo traz é que, ao discutir a matérias com outras pessoas e conferir perspectivas diferentes sobre o mesmo assunto, você pode antecipar perguntas das provas. Ideias e pensamentos que você não considerou poderão ajudá-lo no dia do teste. Muito mais do que isso, estudar em grupos irá equipá-lo com habilidades que você pode usar pelo resto da vida. Por exemplo, ao construir sua autoconfiança com um grupo menor de pessoas, você se prepara para falar com públicos maiores no futuro.

Autor: Universia Brasil
Anterior Próxima