Videoconferência deve dar celeridade a processos criminais, diz Tribunal de Justiça

http://goo.gl/E7Ybeo | Com a implantação de uma nova ferramenta digital que vai possibilitar audiências a distância, unidades com competência criminal de todo o estado de Alagoas vão ganhar mais agilidade para a conclusão de processos.

Segundo o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), em cerca de um mês, todas as unidades terão videoconferência para que os presos possam participar das audiências sem a necessidade de sair do Complexo Penitenciário de Maceió ou do Presídio do Agreste. Três salas de videoconferência já estão prontas no Núcleo Ressocializador da Capital.

“Além da segurança e agilidade dos procedimentos para o Judiciário, o Estado vai economizar, porque vai deixar custear despesas com transporte. É uma coisa de primeiro mundo”, destacou o presidente do TJ, desembargador Washington Luiz.

Ao testar os equipamentos, o desembargador conversou com o juiz Geraldo Amorim, que estava na 17ª Vara Criminal da Capital, no Barro Duro. O juiz relatou que as varas criminais vêm sofrendo em virtude da não locomoção dos presos.

“A Justiça e a sociedade agradecem por essa iniciativa, [que possibilita] interagir em tempo real, sem oneração para o Estado e com maior segurança para administração da Justiça”, afirmou o magistrado.

As instalações estão sendo realizadas pela Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação do TJ (Diati). Além do Núcleo Ressocializador, os equipamentos estarão disponíveis em duas salas no Presídio do Agreste e em 34 unidades judiciais, incluindo os Tribunais do Júri de Maceió, que terão uma estrutura de maior porte, assim como Pleno do TJ e o auditório da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal).

Fonte: G1
Anterior Próxima