Confira 19 'grandes' artistas que têm um currículo acadêmico de fazer inveja

goo.gl/1sPM5k | Você sabia que Natalie Portman se formou em Harvard e que a atriz Zezé Polessa também é médica? Veja outros casos de celebridades que se formaram em instituições renomadas.

Engana-se quem pensa que o currículo de um artista está restrito a palcos, gravações e tapetes vermelhos. Algumas celebridades também dedicaram um tempo razoável de suas vidas para estudar em instituições renomadas como a Universidade de Harvard. Este é o caso de Natalie Portman, que além de um Oscar de melhor atriz, também possui um diploma da universidade em Psicologia.

Ela não é a única. De James Franco até a Ana Maria Braga, veja outros artistas que se formaram (ou quase) em instituições renomadas em cursos que têm pouca relação com a carreira artística deles.

1. Natalie Portman, atriz

Ao mesmo tempo que trabalhava na trilogia Star Wars, Natalie Portman entrou na Universidade de Harvard. Em 2003, ela se formou em psicologia. Ela também fez cursos na Universidade Hebraica de Jerusalém e teve dois artigos publicados em revistas científicas. Para completar, a ganhadora do Oscar de melhor atriz em 2011  fala inglês, hebraico, francês e japonês.

2. Brian May, guitarrista do Queen

Brian May é músico, cantor, compositor e astrofísico. Ele se graduou em Matemática e Física no conceituado Imperial College London. Depois, iniciou um doutorado na mesma universidade, mas abandonou para cuidar da sua carreira musical na banda de rock Queen. A dedicação o consagrou como um dos melhores guitarristas da história. Trinta anos depois, retomou os estudos. Hoje é PhD em Astrofísica e reitor da Liverpool John Moores University.

3. Edward Norton, ator

O ator Edward Norton é formado em História pela Universidade de Yale, uma das mais tradicionais dos Estados Unidos. Depois de formado, ele se mudou temporariamente para o Japão, para trabalhar com seu avô em um fundo de investimentos social. Além de ter sido indicado ao Oscar duas vezes, Norton luta Aikido e fala japonês fluente. Ele também atua como um dos conselheiros do fundo da família.

4. Greg Graffin, vocalista do Bad Religion

Greg Graffin, vocalista da banda Bad Religion, se formou em Antropologia e Geologia pela Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), onde depois se tornou Mestre em Geologia. Ele ainda é PhD em Zoologia pela Cornell University. Graffin divide a carreira de vocalista de uma banda de punk rock com o trabalho como professor universitário e autor de livros sobre evolução.

5. James Franco, ator

James Franco parece ser tão dedicado à carreira acadêmica quanto é ao ofício de ator e diretor: é bacharel em Literatura Inglesa pela Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA), mestre pela Universidade de Columbia na mesma área e em cinema pela Universidade de Nova York (NYU). Atualmente, é estudante de doutorado em Yale. Entre atuar e escrever teses, o ator também já deu aulas em universidades importantes nos Estados Unidos, como UCLA, NYU e University of Southern California.

6. Mayim Bialik, atriz

Mayim Bialik, que interpreta a personagem Amy Farrah Fowler de The Big Bang Theory, não deve ter tido muita dificuldade para encarnar uma personagem nerd. Afinal, a atriz que também fez sucesso quando mais jovem como protagonista da série Blossom, é bacharel e tem um PhD em Neurociência pela Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA). Antes disso, ela foi aceita pelas universidades de Harvard e Yale, mas decidiu que não queria ficar longe dos pais. Bialik já foi indicada ao Emmy por sua atuação na série de TV e diz que preferiu não seguir carreira de pesquisadora universitária para ter mais tempo com os filhos.

7. Rowan Atkinson, ator

Pouca gente imagina que um dos comediantes mais famosos do mundo saiu de uma escola de engenharia. Rowan Atkinson, conhecido pelos personagens marcantes Mr. Bean e Johnny English, é engenheiro eletricista, formado em Oxford. Aliás, foi em um festival promovido pela universidade que o ator ganhou fama no Reino Unido.

8. David Duchovny, ator

Conhecido por sua atuação no seriado Arquivo X, o ator David Duchovny se graduou em Literatura Inglesa em Princeton, universidade da Ivy League, que reúne as melhores dos Estados Unidos. Ele depois fez mestrado em Yale, na mesma área, e começou um PhD na sequência. Na época do doutorado, participou de um comercial de cerveja e acabou largando a carreira acadêmica para seguir como ator.

9. Jodie Foster, atriz

Jodie Foster já ganhou dois Oscars e vários outros prêmios por sua carreira como atriz. Ela começou a atuar com apenas três anos, a mesma idade em que aprendeu a ler por conta própria. Ela estudou numa renomada escola francesa em Los Angeles e depois se formou em Literatura em Yale, com honra reconhecida pela universidade. Além de falar francês fluente e se dublar em filmes nessa língua, Foster também fala alemão, italiano e espanhol.

10. Steve Martin, ator

Quem diria que as piadas de Steve Martin tiveram inspiração na Filosofia? O comediante iniciou um curso de graduação na área, na Universidade do Estado da Califórnia. Durante o período acadêmico, Martin também pensou em largar a vida de artista e virar professor, mas acabou desistindo enquanto pensava sobre a filosofia das piadas. Ele acabou abandonando a faculdade aos 21 anos. Além de comediante, Steve Martin também é um músico premiado, é membro da MENSA, o clube de pessoas com elevado QI.

11. Ana Maria Braga, apresentadora

Ana Maria Braga fugiu de casa quando era adolescente para fazer faculdade. Ela se formou em Biologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), em São José do Rio Preto. Depois de formada, se mudou para São Paulo para fazer especialização na mesma área. Como não tinha dinheiro para pagar o curso, conseguiu um emprego como apresentadora na TV Tupi. Com isso, ela acabou desistindo da biologia e fez faculdade de jornalismo.

12. Zezé Polessa, atriz

Antes de se tornar famosa como atriz, Zezé Polessa fez faculdade de medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduação em Medicina Social. Polessa até chegou a trabalhar na área, mas decidiu largar a profissão para se dedicar às artes.

13. Roger Moreira, vocalista do Ultraje a Rigor

Moreira é membro do MENSA no Brasil, o clube das pessoas mais inteligentes do mundo, e tem um QI impressionante, segundo a Instituição. Ele aprendeu a ler sozinho aos 3 anos de idade e fez dois anos de arquitetura na Universidade de São Paulo (USP) antes de largar a faculdade para seguir a carreira musical. Além de cantor e compositor, ele toca guitarra e flauta.

14. Tony Ramos, ator

Tony Ramos começou a atuar na TV Tupi aos 16 anos. Aos mesmo tempo que conduzia os primeiros passos de sua carreira e ganhava o respeito de diretores importantes, Tony ingressou na Universidade de São Paulo (USP), onde se formou em Filosofia.

15. Jô Soares, apresentador

Jô Soares fala português, inglês, francês, italiano, espanhol e alemão. Quando adolescente, estudou em um internato na Suíça. No Brasil, conseguiu entrar no disputado Instituto Rio Branco, para se tornar diplomata, mas ali percebeu que tinha mais talento para carreira artística. Além de apresentador de TV, Jô é humorista, escritor, artista plástico, dramaturgo, diretor teatral, ator e músico.

16. Cláudia Abreu, atriz


Cláudia Abreu começou a atuar com apenas 15 anos de idade. Mas isso nunca a fez abandonar os estudos. Para se formar no ensino médio, ela estudava à noite. Em 2008, a atriz se formou em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Em entrevista para a revista Quem, ela declarou ter interesse em fazer mestrado na mesma área.

17. Sócrates, ex-jogador de Futebol

Seu nome foi inspirado no grande pensador grego e Sócrates não decepcionou no quesito inteligência. O ex-jogador cursou Faculdade de Medicina na Universidade de São Paulo (USP) ao mesmo tempo em que atuava num clube de Ribeirão Preto. Ele faltava aos treinos para poder estudar. Mesmo assim, tinha um desempenho de destaque em campo. Ele se formou em 1977 e no ano seguinte foi jogar no Corinthians, onde se tornou ídolo da torcida. Sócrates também foi militante político e atuou como técnico de futebol, articulista e comentarista esportivo. Ele morreu em 2011.

18. Luciano Huck, apresentador

Todo mundo conhece Luciano Huck por sua carreira na televisão, mas pouca gente sabe que o apresentador é formado em Direito pela Universidade de São Paulo. Além disso, Huck também é empreendedor e diretor de uma ONG criada por ele.

19. Caco Ciocler, ator

Caco Ciocler começou sua carreira como ator aos 10 anos, num grupo de teatro amador. Porém, para não contrariar os pais, estudou Engenharia Química na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Quando já estava no último ano Caco desistiu do curso e acabou se formando em Artes Cênicas na Escola de Arte Dramática da mesma universidade.

Por Luíza Antunes
Fonte: Exame

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima