O cheiro da maconha do vizinho incomoda? Medidas penais e civis podem ser adotadas!

Você já se deparou com situação semelhante? Quais medidas podem ser tomadas por aqueles que se incomodam com a “maré” que invade o apartamento?

Noite de verão, janelas dos apartamentos do condomínio abertas e começa a entrar aquele cheiro pela janela. A “maré” vem de um desconhecido e incomoda quem não está curtindo a mesma vibe. Um vizinho quebra o silêncio na vizinhança pacata: “Tem maconheiro no prédio!”, grita da janela. Outro dia, uma vizinha incomodada também se irrita: “Fecha a janela, maconheiro!”. Mas, além dos gritos, que outras medidas podem ser tomadas? O uso de maconha não é lícito no Brasil, mas isso não impede que a prática de fumar um baseado seja banal. Enquanto tramitam na Justiça ações sobre a descriminalização do uso da cannabis, aqueles que se sentem incomodados podem recorrer a medidas no âmbito do direito.
Uma ação sobre descriminalização do uso da maconha aguarda decisão no Supremo Tribunal Federal (STF). Em discussão, está a constitucionalidade do artigo 28 da Lei 11.343/2006 que especifica as penas para quem portar, guardar ou consumir drogas. Independentemente do debate sobre a descriminalização, como ocorre com o cigarro, quem não consome muitas vezes se incomoda com seus efeitos e questiona sobre soluções.

Alexandre Marques, advogado especialista em direito condominial e vice-presidente da Comissão de Direito Condominial da OAB de São Paulo, observa que este tipo de problema é comum em condomínios de todas as classes sociais. Ele explica que, em geral, o problema é entre vizinhos e as principais medidas devem ser tomadas na Justiça. Mas a administração do condomínio também pode agir se o problema atingir a coletividade.

Como o síndico pode agir?

Circular coletiva: esse deve ser o primeiro passo. O síndico pode soltar um comunicado não só para o suposto usuário, mas para todos os moradores alertando que é proibido o uso de fumígenos em geral, cigarrilhas de palha e assemelhados – o usuário de maconha deve entender esse recado. Também deve avisar que é autorizado fumar na sacada desde que isso não atrapalhe outros moradores.

Carta individual: caso a circular não tenha efeito, é possível enviar uma carta individual com o mesmo conteúdo.

Multa: se o problema afetar a coletividade, e não apenas um vizinho, é possível dar uma advertência e, em caso de reincidência, aplicar uma multa.

O advogado Adib Abdouni, especialista em direito constitucional e direito penal, explica que o vizinho usuário de maconha pode ser questionado por usar o local para outra finalidade que não seja a moradia – no caso, o consumo de drogas.

O artigo 1.335 do Código Civil cita entre os deveres dos condôminos: “dar às suas partes a mesma destinação que tem a edificação, e não as utilizar de maneira prejudicial ao sossego, salubridade e segurança dos possuidores, ou aos bons costumes”.

E a Lei Antifumo (nº 12.546/2011) proíbe “uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, em recinto coletivo fechado, privado ou público”. Isso facilita a proibição em áreas comuns, como corredores e garagem.

E se for dentro do apartamento?

Para Abdouni, a restrição da Lei Antifumo se aplica a um vizinho que fuma na sacada e a fumaça se espalha para as casas dos outros.

Mas se o vizinho argumentar que está fumando em seu apartamento e ninguém tem nada com isso?

De fato, a Constituição Federal prevê que “a casa é asilo inviolável do indivíduo”. Mas isso não significa que o morador possa fazer o que bem entender. “O vizinho tem direito à moradia, mas não tem o direito de violar o direito dos outros. A partir do momento que mora em condomínio, tem que respeitar pessoas que vivem em comunidade”, observa o especialista em direito constitucional e em penal

Assim como o morador não pode jogar futebol na sala ou aumentar o volume do som à última potência, também não pode fumar maconha e exalar um cheiro que vai perturbar os outros vizinhos.

É possível fixar multas e, em casos extremos, o morador pode até ser convidado a se retirar do condomínio. Ele não perde o direito à propriedade, mas pode perder o direito de morar no local se não respeitar a sua finalidade”, explica Abdouni.

Adianta chamar a polícia?

O professor de direito penal do Unicuritiba José Carlos Portella Junior explica que o porte de drogas é um crime de baixo potencial ofensivo. “Não comporta prisão. A pessoa terá que cumprir alguma medida alternativa”. A lei prevê advertência, prestação de serviços à comunidade ou comparecimento a programa ou curso educativo.

Abdouni explica que, por mais que a pessoa não cumpra pena de prisão, pode ser detida e levada para a delegacia para prestar esclarecimentos. No mínimo, terá complicações burocráticas a resolver.

Além disso, um dos problemas da legislação brasileira é que não há especificação de quantidade para distinguir o usuário do traficante. Por isso, uma pessoa que porte drogas só para consumo pode ser investigada por tráfico. “O usuário fica suscetível e podem até lhe imputar responsabilidade por tráfico dependendo da quantidade da droga e das circunstâncias”, explica Portella Junior.

Mas o vice-presidente da Comissão de Direito Condominial da OAB de São Paulo alerta que, pela inviolabilidade da residência, a polícia não pode entrar sem mandado. “A polícia não vai entrar no apartamento para dar flagrante do uso de maconha. Poderia acionar em caso de suspeita de tráfico de droga.”

E se for na rua?

Na rua, é mais difícil aplicar medidas na esfera cível. A alternativa seria recorrer à legislação penal e chamar a polícia. Se o fumante estiver se deslocando, a dificuldade para fazer a denúncia aumenta, e aí a opção mais eficaz é tentar desviar da fumaça mesmo.

Fonte: Gazeta do Povo Daniel Castellano/Gazeta do Povo

52/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Na verdade , o que incomoda é o PRAZER do próximo . Seja esse PRAZER qual for. O resto é detalhe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prazer de ser fedido só se for, nojento.

      Excluir
    2. fedido é o teu rabo sujo

      Excluir
    3. Mas vc só sente o cheiro do meu rabo se estiver no meu banheiro.

      Se a privada do seu vizinho estourar e inundar seu apartamento com cheiro de merda, você vai ficar quietinho como querem que os vizinhos de maconheiros fiquem?

      Excluir
    4. Sem sentido, mas ok, realmente se algo assim acontecer n ficaria calado, mas tbm a solução seria chamar um encanador decente pro serviço, no caso do vizinho que fuma, e como diz a legislação, o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos etc, se somente for o cheiro fume dentro do banheiro e coloque algo para disfarçar a "maré", como por exemplo: coloque cafe para queimar em uma panela e depois coloque a mesma na porta de fora, assim os vizinhos vao sentir cheiro de cafe queimado enquanto vc esta muito satisfeito e sem problema algum. Outra forma seria diminuir o preconceito com a planta e entender o contesto histórico ajudaria muito. Certo que o problema é igual ao caso do cigarro, vc usa mas eu n quero usar passivamente então o melhor a se fazer é fumar com vaporizador no qual queixa com menor fumaça e o cheiro/sabor fica muito melhor. Vlw.

      Excluir
    5. Realmente é tão ruim quanto qualquer fumaça de cigarro... Ninguém é obrigado a sentir o cheiro ou essa fumaça. Cabe a pessoa ter bom senso mesmo.

      Excluir
    6. não é "maré", é "marola".

      Excluir
  2. Vcs tem que se preocupar é com o cheiro ruim da desigualdade, da fome , da falta de educação e da corrupção .
    Não com o cheiro do meu back

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma coisa nao exclui a outra, se vc fuma, cuide para a fumaça nao incomodar os outros, somente isso, to cagando e andando pro q vc fuma ou deixa de fumar, so seja responsavel e saiba que nem todo mundo e obrigado a gostar do cheiro da fumaça, se ate cigarro comum ja deu confusao por fumaça, pq maconha tem q ser "especial" e deixada pra la?

      Excluir
    2. Realmente uma n excluí a outra, porém é extremadamente agravado a situação por puro preconceito, n tem nenhum vizinho que reclama gritando palavras ofensivas por um cidadão fumar cigarro. Diferentemente de como acontece com a maconha/cigarro de palha. Daí sai muita ênfase no que maconha faria mal, oq n acontece, diferentemente do cigarro, ai vc quer que eu trate como igual algo que mata milhões de pessoas com algo q é usado desde milênios atrás como a planta medicinal? Tbm n faz sentido, coloque a planta medicinal junto com sua categoria e n do lado do cigarro e outras coisas realmente prejudiciais.

      Excluir
    3. Ninguém eé obrigado a sebtir cheiro de maconha, para quem usa é bormal, para o resto é insuportável...

      Excluir
    4. A mariruana não fede..cheira..kkk.e maconha nao e droga...droga e a violencia....crack....cigarro...alcool..desenprego..isso e droga....ja é.

      Excluir
    5. Kkkk...dizer q maconha não é droga é no mínimo estar drogado.....é só perguntar para os pais de viciados em várias drogas com o q a maioria começou.....se alguém acha q droga é a desigualdade...então lute e não contra isso e não ficar competindo se maconha faz mais mal q maconha ou vice e versa....os dois faz mal....a cada 10 cânceres de pulmão 9 são fumantes....isso não é prazer....isso é morte e infelizmente dos fumantes passivos obrigados a aguentar esses mal educados sem nocao

      Excluir
  3. Tem é que pegar um ser desse e enfiar a maconha no cu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa ������ disse tudo. Soca a vela de maconha no rabo desse vagabundo. Ao sim ele vai brisar����������

      Excluir
  4. deixa os maconheiro empazzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outra coisa, maconha tem o cheiro muito mais forte que o do cigarro, não tem comparação,o cheiro de cigarro não alastra no prédio todo...

      Excluir
  5. fuma fuma fuma... folha de bananeira...

    ResponderExcluir
  6. fuma na boa ...,só de brincadeira!

    ResponderExcluir
  7. Quanta celeuma e tanta falta de educação tem q ter uma explicação... GENTE INFELIZ!!! E DEUS deu a cuida a todos, para que cada um cuide da sua! Já morei em condomínio, não mais. Neste tempo ouvi gente reclamando de tudo: Barulho de crianças, animais, gente trepando, vaga de garagem, jovens namorando, fumando... E o certo é o seguinte: Gente feliz não se incomoda com a felicidade dos outros! O estado deve interferir menos na vida das pessoas! Imagina o síndico batendo a porta do suposto usuário, e lhe dizendo q a maré q invade o condomínio vem de sua unidade, q vai aplicar multas, etc... Em tempos de lavajato o condômino responde, de olhos mareados: E as provas? Tem filmagem? Testemunhas? Não... Então tá! E lasca e ganha um processo por difamação e injúria! Quem paga? O condomínio...

    ResponderExcluir
  8. Vejam o nível dos dependentes defensores da porcaria.

    ResponderExcluir
  9. Ajude ele a fumar mais, o incentive pois assim ele parte logo por complicações pulmonares rsrs, fuma amigo fuma mesmo, vc esta no caminho certo, mas fuma de 3 cigarrinho pra sentir mais a sensação.

    ResponderExcluir
  10. E se o cheiro do feijão que a vizinha cozinha incomodar o usuário de maconha, a vizinha também será impedida de cozinhar e de morar em seu apartamento? Ou a maconha afeta a "moral e os bons costumes" ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cheio de feijão não tem cheiro de bosta

      Excluir
  11. É só ter bom senso... de ambas as partes.

    ResponderExcluir
  12. Todos maconheiros noiados tem que tomar uma surra bem dada , se for pego novamente a fazer o uso, ai tem que levar de quebrada e dar um remedinho que ele nunca mais voltará a usar maconha,pedra ou cheirar farinha.

    Odeio noiado .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podia incluir ao usuários de álcool né?

      Excluir
    2. Pois é, a droga do álcool pode.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Boa!
      Tem que sentar a borracha nesses maconheiros vagabundos e de sua putas peludas e fedorentas.

      Excluir
  13. Fechae a janela por 5 minutos ninguém quer.. mas infernizar a vida do outro sim.

    ResponderExcluir
  14. Hipócritas, distorcem minhas palavras...
    Hipócritas, filhos do sistema!!!
    TODOS Nós somos. O brasileiro é hipócrita.

    ResponderExcluir
  15. tem que dar um pau no vagabundo, daí para com essa palhaçada... aqui na rua tinha, hoje não tem mais!

    ResponderExcluir
  16. E latidos de cachorros?Existe alguma lei?Posso buscar solução na justiça ?Latidos de madrugada e pela manhã?O que posso fazer ?

    ResponderExcluir
  17. https://www.google.com.br/amp/s/super.abril.com.br/ciencia/a-verdade-sobre-a-maconha/amp/

    ResponderExcluir
  18. Cara Quero ter o prazer de meter a Pistola na Sua cara! Na rua ou no seu apartamento! Além de tudo mandar para os 5º dos infernos como outros. Ai você vai respeitar um pai de família!

    ResponderExcluir
  19. São Paulo – A Sexta Turma do Supremo Tribunal Justiça (STJ) decidiu que policiais podem fazer buscas caso tenham sentido “forte odor de maconha” mesmo se não tiverem um mandado para isso.

    Para o relator, ministro Sebastião Reis Júnior, “é dispensável o mandado de busca e apreensão quando se trata de flagrante da prática do crime de tráfico ilícito de entorpecentes, pois o referido delito é de natureza permanente, ficando o agente em estado de flagrância enquanto não cessada a permanência”.

    A decisão foi tomada de maneira monocrática no início de fevereiro com base em um caso ocorrido em São Paulo. Na ocasião, agentes da polícia militar abordaram Derek Araujo dos Santos Furtado na rua. Como ele não portava documentos, os agentes o acompanharam até sua casa e lá sentiram um forte cheiro de maconha. Ao fazer buscas no imóvel, encontraram 667 porções de crack, 1.605 invólucros de maconha, 1.244 de cocaína e 35 frascos de lança-perfume.

    A defesa de Furtado alega que houve ilegalidade na ação já que os policiais não possuíam um mandato de busca e apreensão e só tiveram conhecimento das substâncias entorpecentes depois de entrarem na residência.

    “Vê-se dos autos que ‘na residência do paciente foram encontradas, ainda, diversas embalagens vazias de drogas, bem como anotações e contabilidade do tráfico. Além disso, ao ser indagado por ocasião flagrante, o paciente admitiu aos policiais militares que era o gerente do tráfico nas ruas Flamengo e Santana do Parnaíba’ – motivação suficiente e idônea para a custódia cautelar”, escreveu o ministro na decisão.

    Uma pesquisa da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, divulgada em fevereiro, revela que, na maior parte dos casos de suspeita por tráfico de drogas, os réus foram presos em flagrante e que apenas 6% deles foi após uma investigação policial.

    O estudo também mostra que os agentes de segurança tendem a ser a única testemunha nesse tipo de ação e, na maior parte dos casos, a principal prova usada pelos juízes na hora de definir a sentença.

    ResponderExcluir
  20. Quando sinto cheiro do cigarro do vizinho que me incomoda eu fecho minha janela por 5min, simples e eficaz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, so alcool, cigarro, açúcar.. ODEIO quem come açuçar, acho que todos deviam levar uma porrada pra aprenderem a nao poder cuidar de suas vidas como quiserem, pq EU sou um babaca arrogante que se acha mais do que os outros que fazem a escolha ERRADISSIMA, QUE VAI ACABAR COM MINHA VIDA E ESSE PAIS, de comer açucar. #FORAACUCAR

      Excluir
    2. Para de falar merda cara. Maconha e droga que financia o crime.
      Acorda fdp

      Excluir
  21. “Se um indivíduo, na solidão das suas noites, beber até cair desmaiado na cama, isso pode parecer ruim, mas não é ilícito. Se ele fumar meia carteira de cigarros entre o jantar e a hora de ir dormir, isso certamente parece ruim, mas não é ilícito. Pois digo eu: o mesmo deve valer se ele em vez de cigarro fumar um baseado entre o jantar e a hora de ir dormir” – Ministro Luís Roberto Barroso, no julgamento da descriminalização do porte de drogas para uso pessoal (RE 635.659).

    ResponderExcluir
  22. maconha tudo de bom , erva natural acalma ..... vou acender outro

    ResponderExcluir
  23. Cara, quer fumar problema seu !
    Des de que não prejudique terceiros, tenho um estabelecimento comercial e quando meu vizinho se chapa o cheiro vem no meu estabelecimento e causa desconforto em mim que não sou a favor e a meus clientes.. Se ele quiser fumar que vá na rua, no mato, seilá onde. De forma que seja prejudicial para ele somente. Tudo que invade a privacidade alheia tem que ter no mininmo um pouco de respeito ! Vale ressaltar que o mesmo já foi comunicado várias vezes da situação e transtorno que esta causando.

    ResponderExcluir
  24. Vai toma no seu cu, legalize jah

    ResponderExcluir
  25. É sério esse comentário sobre o q incomoda é o prazer do outro? Então um desconhecido pode ejacular na sua cara q td bem? Afinal o prazer do outro ñ deveria te incomodar... (já q é pra apelar pra ignorância vambora)

    ResponderExcluir
  26. No dia em q o cheiro do feijão queimado for o causador do crime organizado pode ser q esse comentário indigente possa fazer algum sentido...

    ResponderExcluir
  27. Anônimos defendendo o próprio vício... quero ver dizer/xingar ou utilizar de argumentos inteligentes fora dessa bolha hermética...

    ResponderExcluir
  28. cada um faz oque, quer ate pra dar o cu nessa porra tem lei kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  29. Com certeza a mulher desses imbecis que são contra, devem estar trepansi com outro, E eles preocupados com o cheiro da maconha kkk tenho glaucoma nenhum colírio abaixou a minha pressão ocular e sim a maconha fumo de manhã 3 tratadas e a noite mas 3, um cigarro da 5 dias e quando vou no médico oftalmo a pressão ocular está sempre normal e tenho 68 anos bem vividos. Se vcs imbecis entrarem no site do Dr. Glottone uns dos oftalmo mais renomados vão ver uma matéria falando sobre a canaviais muito importante. Droga mesmo e ter 14 milhões de desempregados e talvez na família de um FDP destes que fala mal duma erva medicinal ele ñ da muita importância isso é Brasil.

    ResponderExcluir
  30. I have read many researches on cigarette all are shows that it is very deadly effect for health and the main cause of this drug is the mouth cancer. when i was in college this is my thesis topic and coursework help experts uk helped me to complete this topic.

    ResponderExcluir
  31. E só vocês fecharem as suas janelas é o que eu faço simples e prático
    Vocês cheiram peido, arroto, gases estufa todo dia e noite e estão reclamando do vizinho que está de boa curtindo a vida no seu espaço pessoal que ele paga?? Vão curtir a vida também adotem um gato façam protestos contra desmatamento e lixo no oceano saiam da internet vão curtir o presente espalhem amor e parem de se meter na vida alheia...

    ResponderExcluir
  32. Thanks for your awesome content. i like this post. thanks for sharing.divorcio de nueva jersey

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima