Teste de paternidade: justiça ordena exumação do corpo do pintor Salvador Dalí

goo.gl/Zc6Jxc | Um juiz espanhol ordenou a exumação do corpo do pintor Salvador Dalí para realizar um teste de paternidade com seus restos mortais, segundo o jornal "El Mundo". O pedido foi feito por María Pilar Abel Martínez, que entrou com uma ação judicial para ser reconhecida como filha do artista.

Segundo o documento expedido pelo juiz, "é necessária uma prova biológica para comprovar se Salvador Dalí Domenech é pai de María Pilar Abel Martínez". Morto em 23 de janeiro de 1989, o pintor é pai de Cecile Éluard Boaretto, fruto de seu casamento com sua esposa Gala.

Maior nome do Surrealismo, o pintor catalão foi influenciado pela psicanálise em obras que exploravam signos do inconsciente, criando ambientes oníricos, repletos de imagens que desafiam a lógica e estabeleciam relações entre o real e o imaginário.

Conhecido por telas como "A persistência da memória", em que relógios derretem em meio a uma paisagem desértica, Dalí levou sua influência para além da pintura, com obras escultóricas e fotográficas, além de atuar na moda e no cinema, em parceria com diretores como Luis Buñuel e Alfred Hitchcock. Consciente da importância da autopromoção, o catalão criou uma figura pública controversa, alimentada por aparições excêntricas, que, de certa forma, antecipavam os happenings.

Se estivesse vivo, ele completaria 113 anos em 11 de maio.

Fonte: oglobo globo

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima