Falha de segurança no IOS permite que câmeras gravem e fotografem sem que usuário saiba

goo.gl/DwM8uy | Uma falha de segurança no sistema operacional IOS, da Apple, permite que qualquer aplicativo registre fotos e vídeos em iPhones e iPads sem que os usuários saibam. A descoberta foi feita pelo desenvolvedor australiano Felix Krause, responsável por uma ferramenta de código aberto para programadores de IOS e Android, tendo passado pelo Twitter, Google, Product Hunter, entre outros. Em post publicado em seu site, Felix afirma que qualquer aplicativo pode ter acesso à câmera do aparelho, mesmo sem permissão.

Para comprovar a teoria, Krause criou um aplicativo de testes que pedia acesso à câmera, e o instalou em seu próprio iPhone. Segundo ele, essa brecha na segurança implica na invasão de privacidade de usuários do sistema IOS, já que permite que fotos e vídeos sejam gravados quando o aplicativo estiver aberto.

Felix Krause alerta para a necessidade de se controlar os aplicativos aos quais o usuário permite acesso às câmeras e estar ciente de que tanto a frontal quanto a traseira dependem da mesma autorização.

“Você pode até falar: “Mas é claro que eu nunca permitirei que um aplicativo acesse minha câmera”, mas se usa um dispositivo de mensagem como o Messenger, Whatsapp ou Telegram, você provavelmente já deu essa permissão”, explicou Felix.

Ele destacou que, ao contrário dos iMacs, que deixam a luz da webcam acesa enquanto filmam, os iPhones não têm nenhum dispositivo que avisa quando a câmera funciona.

A Apple ainda não se pronunciou sobre o assunto e até o momento só há uma solução para possíveis “espionagens”, diz Felix: cobrir as câmeras com um adesivo e garantir a privacidade em 100% do tempo.

Fonte: oglobo.globo.com

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima