8 livros sobre Gestão de Escritório de Advocacia que você não pode deixar de ler; confira!

Quando temos interesse por algum tema específico buscamos na literatura conhecimento para aumentar a nossa bagagem cultural. Mas quando o assunto em questão é gestão de escritório de advocacia, a busca pode ser um tanto desafiadora, considerando a pouca bibliografia dirigida a este perfil de público, tão segmentado.

O negócio da advocacia tem algumas peculiaridades que precisam de adaptação. Foram publicados nos últimos anos alguns livros sobre gestão de escritório de advocacia, com uma visão mais moderna e abordagem com foco na prática. Essas obras são menos teóricas e cumprem com excelência o papel de fonte de conhecimento e experiência.

Abaixo você confere alguns livros voltados especificamente para o mercado jurídico e também outros títulos de boa qualidade que podem inspirar sócios e advogados na condução da gestão do escritório de advocacia.

1) O mito do empreendedor – Por que muitos negócios fracassam? O que você pode fazer para vencer?


Autor: Michael E. Gerber
Editora: Fundamento

O autor divide os empreendedores em 3 tipos: visionários, administradores e técnicos. Advogados e demais profissionais técnicos, em geral, estão nessa última categoria. Esse grupo, segundo o autor, resolve empreender e acaba tratando sua empresa não como um negócio em si, mas apenas um lugar aonde vão para trabalhar. Eles acreditam que, apenas por conhecerem profundamente o trabalho técnico, estão imediatamente habilitados a administrar o negócio.

Porém, com o passar do tempo, o serviço que oferece acaba virando mais uma tarefa no meio de tantas outras que o profissional não domina e o sonho de ser dono do próprio negócio se torna um pesadelo. O livro traz dicas de como iniciar uma pequena empresa, abordando os principais pontos de um plano de negócios. Leitura recomendada a advogados tecnicamente muito bem preparados, que decidem empreender e que com o passar do tempo sentem na pele os desafios da gestão de escritório de advocacia!

2) Gestão de Escritório de Advocacia – O modelo de excelência da Disney aplicado à advocacia para encantar clientes e aumentar os resultados financeiros


Autora: Camila Berni
Editora: Empório do Direito

Obra pioneira no Brasil, não poderia deixar de recomendar esse livro. Trata-se da minha primeira contribuição literária ao universo jurídico, que aborda a gestão do escritório e a estratégia de prospecção e manutenção de clientes na advocacia sob o enfoque Disney  – empresa que é referência mundial em excelência em serviços e encantamento de clientes, tendo hoje um índice de fidelização de 80%.

Clientes querem atenção e compram experiência: é com base nessa análise que o livro foi desenvolvido. Com uma linguagem jovem e contemporânea, a obra adapta a metodologia Disney de gestão ao dia a dia nos escritórios. Traz também exercícios práticos para que o leitor possa anotar insights e implementar na prática as técnicas. Advogados são prestadores de serviço e podem aplicar em seus escritórios de advocacia o modelo que a Disney utiliza e ensina para a criação de uma cultura de atendimento, focada na experiência e no encantamento do convidado (o cliente) para, por consequência, aumentar os resultados financeiros. Vale a leitura e a implantação na sua advocacia! Os resultados falam por si!

3) A estratégia do Oceano Azul – Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante



Autores: W. Chan Kim e Renée Maubourgne
Editora: Campus

Em mercados com tantos competidores, o que geralmente acontece é que todos acabam disputando com todos. Uma verdadeira luta insana, que resulta na redução do preço e na qual todos os concorrentes saem perdendo. O livro conta a história de empresas que nadavam nesse oceano vermelho (sangrento, altamente disputado e concorrido) e que migraram suas atuações para o tão sonhado oceano azul (onde o preço não é levado em conta pelo consumidor na hora da escolha pela contratação).

Com uma metodologia criativa, leva o leitor a pensar em formas de tornar a concorrência irrelevante e nadar longe da disputa sangrenta por mercado, clientes e preço. Mais do que nunca, a advocacia enfrenta hoje a situação abordada pelo livro. A analogia, portanto, é mais do que bem-vinda nessa área.

4) Uma trufa e … mil lojas depois! A inspiradora receita de sucesso da maior rede de lojas de chocolates finos do mundo



Autor: Alexandre Tadeu da Costa
Editora: Alaúde

Uma história de inovação e paixão, esse livro conta a trajetória do fundador da Cacau Show em primeira pessoa, o que traz emoção e velocidade à narrativa. Alexandre Tadeu da Costa mostra o poder de uma visão empreendedora e da dedicação integral à concretização de um sonho, além dos desafios de gestão decorrentes do crescimento do negócio.

Uma história de um menino que veio do nada e construiu a maior rede de lojas de doces finos do mundo! Ótimo para se inspirar nos comportamentos demonstrados na trajetória de sucesso e na forma humana e sustentável como trata a equipe e a gestão de pessoas.  Excelente fonte de conhecimento, que não tem relação direta com o universo jurídico, mas certamente vai contribuir para a gestão de escritório de advocacia!

5) Gestão eficiente de escritórios de advocacia – Como advogados e administradores podem transformar a prestação de serviços jurídicos em negócios mais rentáveis



Autor: Mario Esequiel
Editora: Saint Paul

Dirigido a sócios e também a administradores de escritórios, livro tem uma pegada moderninha e insere os conceitos de administração empresarial no âmbito de escritórios de advocacia, com olhar humano sobre a equipe e seu desenvolvimento. Fruto da experiência de mais de quinze anos do autor na gestão de escritório de advocacia, o livro transita entre a estratégia de negócio e a gestão de pessoas.

6) Valorização dos honorários advocatícios: o fortalecimento da advocacia através da gestão



Autora: Beatriz Machnik
Editora: Juruá

Medir seu trabalho e cobrar por ele é uma tarefa difícil, afinal, muito da atividade do advogado é invisível aos olhos do cliente. Muitos fatores interferem na precificação dos honorários: reputação, experiência, o tempo de advocacia, a especialização e velocidade de diagnóstico, a construção de uma marca, entre outros.

Da mesma autora de “Honorários Advocatícios – Diretrizes e Estratégias para Formação de Preços no Consultivo e Contencioso”, também publicado pela Editora Juruá, o livro traz com muita propriedade uma consciência de que profissionalizar e estruturar a gestão do escritório são questões essenciais para a advocacia e contribuem para o posicionamento e crescimento do escritório.

7) O Marketing nos escritórios de advocacia do Brasil



Autor: Marcelo Martins Borges
Editora: Lex

Fruto de extensa pesquisa, o livro traz um panorama sobre as normas éticas na advocacia e o que pode – e deve – ser feito por advogados e escritórios na busca pela atração de clientes. Além de aspectos históricos, o livro aborda sugestões de ações práticas para que o leitor inicie o seu marketing a partir da leitura. Em tom jovem, mas sem perder a seriedade, o livro, que já está na segunda edição, merece o prestígio que alcançou.

8) Personal Branding – Construindo sua marca pessoal



Autor: Arthur Bender
Editora: Integrare

Escrito por um publicitário, o livro traz conceitos e técnicas da publicidade e do marketing empresarial para o âmbito pessoal. Durante todo o livro, o autor faz questão de convencer o leitor que cada profissional é o seu próprio negócio, independente do vínculo que tenha com quem o remunera. Ou seja, precisa gerir sua marca pessoal.

Com uma vibe divertida, de fácil e prazerosa leitura, Arthur Bender conduz o leitor a construir a sua carreira e a sua imagem profissional como uma empresa. Considerando que advogados, em sua extensa maioria, são profissionais autônomos, é válida a leitura e a aplicação das técnicas na construção da reputação, credibilidade e networking. Uma ótima dica para quem faz a gestão de escritório de advocacia!

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Por Camila Berni 
Fonte: www.aurum.com.br

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