Não há necessidade de contratar advogado para elaborar um contrato - Por Tatiane Rodrigues

goo.gl/YSJVdU | Neste texto vou te contar um segredo que nenhum advogado te contou, você não precisa contratar um advogado para elaborar ou assessorar o seu contrato, você consegue encontrar tudo que precisa na internet.

Você consegue encontrar qualquer modelo na internet e eu vou te ensinar como montar um bom contrato, para isso basta seguir as seguintes etapas:

1. A primeira coisa a se fazer é identificar qual espécie de contrato você precisa. Para descobrir você precisa saber sobre as características do negócio que está fazendo, por exemplo, se é um contrato bilateral ou unilateral.

2. Abra um dicionário de latim, ao fazer os próximos passos você encontrará palavras que estão em latim.

3. Após ter identificado é necessário que você leia todas as leis que tratam sobre o contrato, é nelas que você encontrará quais são os seus direitos e obrigações.

4. Falando em lei, aproveite para estudar sobre os princípios contratuais, o seu contrato não pode desrespeitá-los.

5. Ainda, leia os artigos da lei que falam sobre as causas de nulidade e anulabilidade, você não irá querer ter problemas futuros.

6. Separe e analise os documentos necessários, lembre-se que cada documento tem uma função no contrato. Ressalto que, a parte mais importante é a análise dos documentos, uma boa análise pode afastar os riscos e contratempos futuros.

7. Estando tudo certo com a documentação é hora de começar a elaborar o contrato. Agora é a hora de procurar o modelo do contrato na internet.

8. Após escolhido o modelo basta passar as informações para o contrato.

9. Os modelos de contratos muitas vezes trazem cláusulas que não respeitam os princípios ou a lei, porém como você estudou sobre o contrato saberá identificar tais cláusulas e fazer as alterações necessárias.

10. Na internet os modelos não são completos, será necessário você criar outras cláusulas. Mas não esqueça de que não pode criar cláusulas que desrespeitam o ordenamento jurídico.

11. O seu contrato está pronto, agora basta imprimir e assinar.

Como se pode observar, fazer um contrato não é tão fácil e simples como parece, é necessário seguir todos os passos e, principalmente, estudar bastante.

Um bom contrato é capaz de reduzir os riscos do seu negócio e evitar prejuízos. Por outro lado, um contrato que não for bem elaborado pode trazer muita dor de cabeça, acabando em discussão no judiciário.

O advogado estudou no mínimo 5 anos para saber classificar os contratos, para aprender os significado das palavras em latim, para saber quais leis são aplicadas no contrato e interpretá-las, aprendeu a função de cada documento e adquiriu a expertise para a elaborar as cláusulas contratuais. É por este motivo que o ideal é contratar um advogado para elaborar ou assessorar o seu contrato.


Por Tatiane Rodrigues - Formada em direito em 2014. Advogada inscrita no quadro de advogados do estado de São Paulo, sob o número 358.546. Pós-graduanda em direito imobiliário e tributário.
Fonte: Jus Brasil

9/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Dessa maneira acaba por dar vazão ao que eles tentam implantar..
    Desfavorecendo à classe..quanto tempo leva numa faculdade aprendendo para depois ver uma pastagem dessa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vc não se deu ao trabalho de ler antes de comentar, caso contrário perceberia que foi sarcasmo. Espero que vc não seja advogado, pois nada é pior que um advogado com preguiça de ler.

      Excluir
  2. Como se todos soubessem as armadilhas que pode encontrar no meio desses contratos prontos. Ainda acho melhor um profissional do direito analisar.

    ResponderExcluir
  3. Os comentarios acima apenas corroboram o texto. As pessoas não lêem ou não prestam atenção no que estão lendo. E se acham donas da verdade.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Leia tudo antes de sair xingando. Foi sarcasmo.

      Excluir
  5. No início diz; você não precisa contratar um advogado para elaborar um contrato.
    No final diz; O ideal é contratar um advogado.
    Tem que se decidir nos artigos transmitidos.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom !!! Muitas pessoas que não atuam na área acham que é simples criar um contrato, e a posteriori caso necessitem analisar algum aspecto ou rescindir o instrumento contratual percebem que deveriam ter contratado um profissional.
    Parabéns pelo artigo

    ResponderExcluir
  7. JOSÉ APARECIDO ZUIN16 novembro, 2018

    Como dizia um grande amigo chamado Carlos Eduardo Buchewitz: "quando tudo parecer perdido, procure um bom advogado"

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima