Advogada explica a importância da vistoria no imóvel antes de alugar ou comprar

goo.gl/s1CiSx | Conquistar um imóvel, seja ele alugado ou comprado, é um sonho para muitas pessoas. No entanto, além de levantar os custos adicionais que são desembolsados ao longo do processo de oficialização, como impostos, documentação e serviços, é importante que o novo morador se certifique da qualidade dos materiais que serão entregues, por meio de uma vistoria na nova moradia. Isso para que, em casos de irregularidades, consiga resolvê-las com os responsáveis.

A lei de locação prevê que o locador entregue o imóvel em condições de uso para o futuro inquilino. Segundo a advogada Fernanda Pereira, de Sorocaba, o responsável pelo imóvel deve fornecer ao novo morador, caso seja solicitado, uma descrição minuciosa do estado do imóvel.

Já para os interessados em comprar, o bom estado do imóvel na entrega é essencial para a oficialização do contrato. A aquisição de imóveis, segundo a advogada, deve ser averiguada criteriosamente para que não haja a obtenção de certidões negativas ou qualquer restrição e pendência prévia que possa levar ao cancelamento da compra.
É essencial que seja sempre realizada uma vistoria minuciosa para averiguar as condições do imóvel. Para que o responsável regularize os defeitos que não tenham sido identificados no início do contrato", explica.
Entre os pontos a serem observados estão:

  • Parte elétrica: uma dica é usar o carregador de celular para verificar as condições das tomadas, testar a campainha e interruptores, além de verificar as indicações no quadro de luz.
  • Pisos: use um objeto redondo para checar se o piso está irregular e, em silêncio, procure se há partes ocas assentadas.
  • Parte hidráulica: teste as torneiras e observe se há vazamentos ou se elas ficam pingando, além de manchas ou arranhões no objeto. Cheque também os registros, a pressão da descarga do banheiro e o escoamento de água das áreas frias.
  • Portas: devem estar devidamente pintadas, inclusive na parte de cima. Teste as fechaduras e se a porta se abre ou fecha sozinha.
  • Janelas: verifique se há manchas ou amassados. Os vidros não podem estar trincados ou arranhados, soltos ou balançando.

Advogada Fernanda Pereira, do escritório Ogusuku e Bley, de Sorocaba (Foto: Fernanda Pereira/Arquivo Pessoal)

Acompanhamento da obra


Para a estudante de jornalismo Jaqueline Silva, de 21 anos, que está investindo na compra de um imóvel com o pai, Sérgio Silva, de 47 anos, em Sorocaba (SP), acompanhar o andamento da obra foi um diferencial.

"Nós fomos conhecer a casa quando ela estava só com as paredes levantadas e acompanhamos toda a parte do acabamento. Como acompanhamos a maior parte da obra antes de ser concluída não tivemos nenhum problema com o imóvel", explica.

A estudante conta que realizar a revisão do imóvel antes de fechar o negócio tem um papel importante, já que esse processo dá chances do interessado ter certeza de que vale o valor que irá investir.

"Acho muito importante conhecer o imóvel, ver se a construção é confiável e bem feita. Sem ir até o local é difícil avaliar esses aspectos. O que mais priorizei na revisão foi a estrutura, se não havia rachaduras nas paredes, se o nível da casa estava correto e se as medidas eram compatíveis com as passadas pelo vendedor", conta.

Obras na casa de Jaqueline estão em andamento e vistoria foi realizada por ela e o pai Sérgio (Foto: Jaqueline Silva/Arquivo Pessoal)

Primeira vistoria


A analista de marketing Amanda Roberta, de 30 anos, de Sorocaba, não teve uma boa impressão na sua primeira vistoria ao imóvel entregue por uma construtora. Além da pintura dos cômodos que, segundo ela, não estavam boas, o alinhamento dos espelhos do local apresentavam irregularidades. A profissional explica que outro ponto específico chamou atenção.

"Em um dos quartos havia um tubo amarelo saindo pelo teto. Só na minha segunda visita é que a maioria das coisas que pontuei foram corrigidas", explica.

Para Amanda, os imóveis estão cada vez mais valorizados e apesar dos recursos facilitados para conquistar o sonho da casa própria, este ainda é um grande desafio.

"Recomendo que todos façam uma revisão em seu imóvel antes de pegar as chaves e convide alguém de confiança e que entenda do assunto para acompanhar. Busquei priorizar cada detalhe na vistoria, incluindo as instalações hidráulicas, os revestimentos cerâmicos, o contra piso e se as portas e janelas estavam fechando corretamente", afirma.

Amanda decorou a sala com temática da série Friends (Foto: Amanda Roberta/Arquivo Pessoal)

*Colaborou sob a supervisão de Fernanda Szabadi

Por Rayana Lira*
Fonte: g1 globo

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima