9 dicas para todo advogado fechar centenas de negócios (Parte 2)

goo.gl/APKktP | Esta é a segunda parte de uma série de dicas que começamos há uma semana*.

Se você é advogado, precisa entender que não basta ser um bom argumentador ou redator, precisa apresentar seu trabalho ao mundo para que as pessoas saibam o que você faz e te procurem. Esta sequência de textos vai te ajudar a entender muita coisa que a faculdade não ensina.

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Advogados que querem fechar negócios precisam falar sobre seu trabalho


Há mais ou menos 20 anos, eu estava na Virgínia, Estados Unidos, num salão de festas de um hotel, assistindo um advogado de um prestigiado escritório dar uma palestra de três horas com slides de Power Point intitulada “Direito Empresarial para Franquias”. Tudo quanto era proprietário de Burger King ou McDonalds, Subway e outras franquias apareceram para aquele evento bizarro. Eu fui obrigado a comparecer por que o evento fazia parte de uma série de aulas sobre franquia que estava cursando, na época.

Eu digo que o evento foi bizarro porque ele foi bem engraçado. Mesmo. O palestrante era do sul e tinha lá por volta dos 60 anos. Vestia uma gravata borboleta e falou por três horas sobre direito para franquias. Ele era tão entediante e seu material era tão sem graça e irrelevante para qualquer coisa que eu quase não acreditei que pudesse estar vivo ao final da apresentação. O próprio advogado parecia entediado com o assunto da palestra que ele fazia. De fato, havia vários pontos nos quais eu precisei segurar o riso. Outros alunos da sala ficaram com medo de trocar olhares uns com os outros e começarem uma crise de risos coletiva.

Incrivelmente, todos os proprietários locais de franquia que compareceram ao evento permaneceram sentados e atentos o tempo todo, sendo os únicos (além dos estudantes de direito) que fizeram esforço para parecer interessados naquilo tudo. Durante a pausa para o coffee break, conversei com um dos proprietários de uma franquia local da JaniClean e outro de outra franquia local, que lhes disseram não estar entendendo nada do que aquele advogado estava falando. Todos eles concordavam, entretanto, que ele deveria ser realmente um expert no assunto.

Quando o evento terminou, no entanto, vi vários desses proprietários e outros integrantes da plateia se aproximarem do palestrante e falarem o quão brilhante ele tinha sido, além de pedirem cartão de visita, dizendo que queriam discutir um assunto ou outro sobre suas franquias com ele. O advogado deve ter conseguido mais de 10 clientes naquele dia. Naquele momento, percebi que algo muito significativo tinha acontecido. Somente porque o advogado havia falado um monte de coisas sobre seu trabalho, todo mundo presumiu que ele era bom naquilo que fazia e estava disposto a contratá-lo como seu advogado.

Se você quer fechar negócios, precisa falar sobre o teu trabalho. As pessoas precisam enxergar você como um expert e acreditar que você é realmente bom naquilo que você faz. As pessoas precisam acreditar que elas podem ir até você para um parecer ou consulta sobre o que elas estão fazendo e também precisam acreditar que você tem entusiasmo naquilo que você faz.

Quando você pensa nisso, percebe que as pessoas que você quer se consultar quando precisa de ajuda são exatamente aquelas que parecem mais entusiasmadas com seu trabalho. Você precisa perceber que parecer entusiasmado e ser entusiasmado é uma grande chance de levar pessoas até você. Escrever artigos é um exemplo. Fazer apresentações públicas é outro.

Você tem essa habilidade de demonstrar confiança, entusiasmo e conhecimento do que você faz?

Falar sobre o seu trabalho vai além de simplesmente escrever artigos ou fazer palestras, entretanto. Falar do seu trabalho significa demonstrar entusiasmo pelo seu trabalho para todos os que você encontra. Fale sobre seu trabalho para pessoas que você trabalha, fale sobre seu trabalho para os seus clientes. Apenas continue falando.

A razão por qual falar sobre seu trabalho é tão importante é que as pessoas tendem a lembrar daqueles que mostram empolgação pelo seu trabalho. Isso também vale para os seus colegas de trabalho. Você quer ser lembrado por todos com quem você tem contato como alguém que gosta do que faz.

Lembre-se do exemplo do advogado enfadonho que assisti falando sobre franquias há dez anos atrás. Pense no que poderia ter acontecido se ele fosse realmente um cara interessante! Ali, ele apenas falou e conseguiu fechar vários clientes. Você precisa falar para fechar negócios também, e eu te alerto a falar bastante sobre o que você faz.

Uma das mais efetivas frases de marketing que eu ouvi foi: “Você pode criar uma ótima armadilha para ratos, mas se o mundo não souber disso, eles vão passar ao lado de sua porta e continuar o caminho deles”. As pessoas precisam saber o que você faz e eles precisam acreditar que você é empolgado com o que faz. É por isso que restaurantes e outros negócios colocam outdoors gigantes nas estradas, e alguns até colocam placas dizendo “Só mais um quilômetro até a melhor sopa ervilhas da América” e depois: “Vire aqui para a melhor sopa de ervilhas da América”. As pessoas se empolgam com uma coisa tão comum quanto sopa de ervilha simplesmente porque o restaurante fala sobre isso! Então, fale você também sobre o seu trabalho.

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Veja também: 9 Dicas Para Advogados Fecharem Centenas de Negócios (Parte I)

O artigo foi escrito por Harrison Barnes, traduzido e adaptado por Matheus Galvão.

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Fonte: Jus Brasil

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