Aluno de direito que falou em morte de “negraiada” nas eleições é expulso; vídeo

goo.gl/xZrPD4 | O aluno de direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie Pedro Bellitani Baleotti, de 25 anos, foi expulso da instituição por conta da repercussão de um vídeo dele fazendo insultos racistas que viralizou durante as eleições do ano passado.

Nas imagens, ele aparece dizendo “Tá vendo essa negraiada? Vai morrer! Vai morrer!”, enquanto filma duas pessoas negras no trânsito de São Paulo. A decisão foi tomada em dezembro de 2018 e, de acordo com matéria do jornal Folha de S. Paulo, consta de um parecer do Ministério Público sobre o caso.

Por conta da expulsão, a Promotoria não moverá ação civil pública e o processo foi arquivado. No despacho, o promotor Eduardo Ferreira Valeiro afirmou: “Não se vislumbrando fundamento para a propositura de ação civil pública ou para qualquer outra medida legal, já que suficientes as providências já adotadas, promovo o arquivamento dos autos”.

Assista ao vídeo:



As providências são referentes à ação de expulsão promovida pela Mackenzie, bem como à ausência de vínculo de Pedro com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), também confirmada nos autos. Baleotti estava suspenso desde outubro.

O estudante também foi demitido do escritório de advocacia em que trabalhava após o vídeo, no qual diz: “Ao som de Zezé, armado com faca, pistola, o diabo, louco para ver um vadio, vagabundo com camiseta vermelha e já matar logo”. Logo depois, ele fala os termos de cunho racista. À época, ele foi identificado e alvo de protestos. Um deles juntou mais de mil alunos, que cobraram providências da instituição.

Fonte: www.metropoles.com

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima