Ministério da Justiça processa Facebook por violação de dados e pede multa milionária

goo.gl/AAVjZT | O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon), instaurou dois processos contra as empresas Facebook Inc. e Facebook Serviços Online do Brasil Ltda.

De acordo com o órgão, o primeiro processo se refere ao compartilhamento indevido de dados de usuários brasileiros extraídos da plataforma Facebook Login. Tudo foi intermediado por um aplicativo e ele tem ligação com o caso envolvendo a consultoria Cambridge Analytica.

Já o segundo processo se refere à atuação de hackers, que teriam invadido contas de usuários brasileiros cadastrados na rede social e coletado dados pessoais. Dentre os citados temos: nome, e-mail, número do telefone, locais visitados e buscas realizadas pela internet.

O Facebook agora tem um prazo de 10 dias para apresentar uma defesa administrativa. Caso não se manifeste, a empresa pode ser condenada a pagar uma multa de mais de R$ 9 milhões. Além disso, o DPDC ainda notificou a rede social para prestar esclarecimentos sobre um terceiro caso.

Nesse, o Facebook é acusado de estar usando aplicativos para coletar dados sensíveis dos usuários, como ciclo menstrual, frequência cardíaca e outros. Se a rede social não responder aos questionamentos ou se houver indícios de violação dos direitos dos consumidores, o órgão pode instaurar novo processo administrativo.

Fonte: www.tudocelular.com

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima