Barroso afirma que STF deve “corresponder aos sentimentos da sociedade”

bit.ly/2UxW91H | O ministro Luís Roberto Barroso reafirmou nesta terça-feira (2/4) sua posição em favor da prisão após decisão de segunda instância e argumentou que o Brasil pode passar por uma "crise institucional" caso o Supremo Tribunal Federal não saiba “corresponder aos sentimentos da sociedade”.

A posição do ministro foi expressada em evento organizado pelo jornal O Estado de S. Paulo em parceria com o Centro de Debates de Políticas Públicas (CDPP). Barroso ressaltou que a corte deve ouvir as vozes externas para julgar.  O STF deve voltar a analisar a matéria no dia 10 de abril.

"Você pode, eventualmente, ser contramajoritário, mas se repetidamente o Supremo não consegue corresponder aos sentimentos da sociedade, vai viver problema de deslegitimação e uma crise institucional", disse Barroso.

Para justificar sua defesa da prisão após segunda instância, o ministro disse que o Supremo reforma apenas 0,4% das decisões dos tribunais inferiores e o Superior Tribunal de Justiça só faz isso em 1,2% dos casos. "Estamos falando de optar por um sistema que funciona ou um sistema que não funciona".

Fonte: Conjur

1/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

  1. Si não a povo, não a Supremo Tribunal Federal, STF, precisa do povo para si manter de pê, por tanto o povo tem o direito de si manifestar. Não queremos criminosos soltos, e responderem seus crimes internamente, tem que serem condenados e serem presos na segunda instância. Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima