Ação judicial: autor de Goiás processa e acusa SBT de plágio em novela "Poliana"

bit.ly/2Z0kEUC | O escritor Junior Antonio da Silva, de Goiás, iniciou uma ação judicial contra o SBT, a quem acusa de plágio de trama e roteiro na novela infanto-juvenil ?As Aventuras de Poliana?.

A ação acusa Íris Abravanel e o SBT de plágio e apropriação intelectual. A ação não estipula um valor de indenização, caso o autor vença o processo.

Íris, mulher de Silvio Santos, é autora da novela, que é baseada em um clássico inglês do início do século passado da escritora Eleanor Porter. O SBT nega qualquer plágio (leia mais abaixo).

Junior da Silva afirma ter registrado em cartório em 19 de novembro de 2016 a autoria de um roteiro de telenovela chamado ?Bailando com os Bambinos?.

No dia seguinte, ele enviou o roteiro para o SBT e guardou o comprovante de envio pelo correio bem como a acusação de recebimento por parte da emissora.

Assim como a novela do SBT, o roteiro de Junior Silva também aborda o mundo infantil de crianças que querem ser artistas, e convivem em uma escola de canto e dança, entre outras similaridades.

Na ação, o escritório que defende os interesses do autor goiano afirma que a trama do SBT e inspirada nos livros de Porter, ?mas incorpora em sua composição diversas histórias novas, estranhas à obra (original).?

São algumas dessas histórias que o goiano reivindica serem suas e terem sido plagiadas.

Ele entrou com uma ação de solicitação de provas e avaliação comparativa, por peritos, para comprovar semelhanças entre o roteiro de Íris Abravanel e a história dele.

Junior Silva, que é da cidade de Trindade, iniciou o processo na Justiça de Goiás, mas um juiz avaliou que a competência da ação deveria ser da Comarca de São Paulo.

Em fevereiro, um juiz de São Paulo devolveu o processo para Goiás alegando que a competência não era de São Paulo, e sim da comarca de origem do processo.

Enquanto o processo vai e volta, o autor insiste que a emissora ?furtou? parte das ideias de seu roteiro.

Outro lado 


Procurado, por meio de sua assessoria de imprensa o SBT negou que ?As Aventuras de Poliana? tenha qualquer relação com o roteiro enviado pelo autor da ação.

Segundo a assessoria, a novela tem como fio condutor as famosas e reconhecidas obras de Eleanor Porter.

Ricardo Feltrin
Fonte: tvefamosos.uol.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima