Advogado amapaense tomará posse na Academia Brasileira de Direito

bit.ly/2XhdQAr | Nessa sexta-feira, 31 de maio, a cidade de Fortaleza sediará um grandioso evento Jurídico. Renomados juristas de todo o País se reunirão para uma cerimônia de Posse na Academia Brasileira de Direito, respeitada instituição que reúne intelectuais de todo o país, com destaque para os acadêmicos Ministros Luis Roberto Barroso (STF), Humberto Martins (CNJ), Barroso Filho (STM), Marcelo Navarro (STJ), os Professores Fredie Didier, Ives Gandra Martins, Maria Berenice Dias, Arruda Alvim, Lenio Streck, Joaquim Falcão, dentre Outros.

A academia tem como Presidente o Jurista cearense Roberto Victor e como Vice-presidente o Paraense André Meira.

A academia brasileira é composta por 40 cadeiras, ocupadas por acadêmicos efetivos em caráter de vitaliciedade, escolhidos em razão do destaque de suas produções científicas e atuação distinguida na sociedade Jurídica Nacional e internacional.

Cada cadeira possui um Patrono, jurista já falecido cuja memória igualmente representa o Estado. No caso do Amapá, o Presidente da Seccional da OAB, Dr. Auriney Brito, advogado de 37 anos, ocupará a cadeira N° 20, cujo patrono é o Magistrado Emanuel Moura Pereira, falecido em 1992.

Segundo o presidente Roberto Victor Ribeiro, a ABD tem como prioridade a “difusão dos diversos matrizes jurídicos e a responsabilidade social de atuar como agente de transformação social”.

O Presidente da OAB/AP dedica o reconhecimento à Deus, sua família e à advocacia amapaense, onde construiu sua trajetória: “assumo mais essa responsabilidade com muita honra. As atividades da academia são fundamentais para o momento social que atravessamos, onde é comum que o pensar científico acabe substituído por discursos populares. Agradeço pelo reconhecimento e oportunidade de representar meu Estado ao lado de grandes mestres.“

Auriney Brito é especialista em Direito Penal e Processual Penal, Mestre em Direito Penal e Doutorando em Direito Romano pela Universidade de Lisboa. Estudou Direito Penal Internacional na Universität Göttingen, na Alemanha. Renomado palestrante, já tendo ministrado conferências no Brasil, em Portugal e na Corte Europeia de Direitos Humanos, na França. É Professor e Escritor com diversos livros e artigos publicados, com destaque para ”Direito Penal Informático“ e “Propaganda Eleitoral na Internet“ publicados pela Editora Saraiva. É pesquisador do Departamento de Teoria e História do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. É Membro da Academia Cearense de Direito e Presidente da Academia de Letras Jurídicas do Amapá. É Membro Consultor da Escola Nacional de Advocacia e atual Presidente da OAB/AP (2019-2021). Além de jurista, professor e escritor, tem forte ligação com as artes plásticas, já tendo produzido elogiadas pinturas em seu tempo livre.

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima