Tecnologia: presos trocam o juiz pela máquina na hora de se apresentar à Justiça

bit.ly/30U1T5U | Mais de 6.000 presos condenados em regime aberto já não precisam mais ficar cara a cara com o juiz, ou assinar o livro de presença, quando vão se apresentar periodicamente à Justiça, no Fórum Lafayette de Belo Horizonte.

Eles se cadastraram no sistema tecnológico para fazer o reconhecimento facial, o que pode ser feito em qualquer dia da semana, inclusive sábado, domingo e feriado.

Ao ser reconhecido pela máquina, o sentenciado recebe um comprovante do seu comparecimento ao juiz. Por dia, cerca de 80 sentenciados cumprem a obrigação pelo sistema eletrônico.

“O sentenciado pode comparecer de acordo com sua conveniência, mas respeitando os horários de recolhimento em domicílio previstos na decisão judicial que concedeu o benefício”, esclarece o juiz da Vara de Execuções Penais (VEP), Marcelo Augusto Lucas Pereira.

O sentenciado também pode fazer a apresentação facial na própria VEP, em dias úteis, das 8h às 17h, no prédio do Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp), que fica na rua Espírito Santo, 466, 10º andar, no centro.

Cadastramento


O novo sistema 24 horas no Fórum Lafayette só está disponível para o condenado que fez o cadastramento facial.

De acordo com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o novo sistema está em operação em caráter experimental desde março, na capital.

“Aqueles sentenciados que se cadastram no sistema de reconhecimento facial não precisam mais ir pessoalmente à Vara de Execuções Penais, onde enfrentavam fila no balcão de atendimento para assinar um livro”, informou o TJMG.

Serviço


O novo sistema de reconhecimento facial foi reinaugurado esta semana e está funcionando 24 horas por dia no prédio do fórum, no Barro Preto. Das 8h às 18h, na entrada pela avenida Augusto de Lima e, das 18h às 8h do dia seguinte, pela entrada pela rua Ouro Preto.

*Leia essa matéria na íntegra através do link abaixo:
https://www.otempo.com.br/cidades/presos-trocam-o-juiz-pela-m%C3%A1quina-na-hora-de-se-apresentar-%C3%A0-justi%C3%A7a-1.2188069

Por Pedro Ferreira
Fonte: www.otempo.com.br

0/Comentários

Agradecemos pelo seu comentário!

Anterior Próxima